Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40588 |
Resumo: | O tema que se desenvolve neste Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que diz respeito a “Cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral”, está em relação com os conteúdos de aprendizagem da Unidade Letiva “Cuidar da Natureza”, lecionada a uma turma do 1.º Ano do Ensino Básico. Reflete-se sobre os temas ambientais e ecológicos, que preocupam a humanidade, a partir da abordagem introduzida pelo Papa Francisco com a publicação da Enciclia Laudato si’, que defende uma ecologia integral. No campo da educação ambiental, nota-se que, em geral, os alunos estão sensibilizados para os temas ecológicos, adotando condutas de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos dos produtos de consumo. Todavia, é preciso tomar consciência de que os problemas, que estão a fazer o Planeta entrar em colapso, só se podem resolver se houver mudanças profundas na forma como vivemos e como utilizamos os recursos naturais. A proposta pedagógica que propomos pretende demonstrar que é possível ensinar os alunos de EMRC do 1.º Ano a cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral. Para isso, adotamos recursos físicos e digitais, que tornem as aprendizagens motivadoras, apelativas, desafiantes e, ao mesmo tempo, profundas, consolidadas e duradoiras. Deste modo, os alunos desenvolveram saberes e práticas relacionados com a criação do mundo, a beleza das criaturas criadas, o mundo como uma grande casa comum, a degradação da natureza por causa da exploração de recursos e da falta de cuidados, as formas de remediar os danos causados e os cuidados que devemos à natureza, para que esta se mantenha viva, limpa e feliz. |
id |
RCAP_f33ecf2d1387786e230a3653cea75648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integralCuidadoNaturezaÉticaEcologia integralEnsino e aprendizagemCareNatureEthicsIntegral ecologyTeaching and learningDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO tema que se desenvolve neste Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que diz respeito a “Cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral”, está em relação com os conteúdos de aprendizagem da Unidade Letiva “Cuidar da Natureza”, lecionada a uma turma do 1.º Ano do Ensino Básico. Reflete-se sobre os temas ambientais e ecológicos, que preocupam a humanidade, a partir da abordagem introduzida pelo Papa Francisco com a publicação da Enciclia Laudato si’, que defende uma ecologia integral. No campo da educação ambiental, nota-se que, em geral, os alunos estão sensibilizados para os temas ecológicos, adotando condutas de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos dos produtos de consumo. Todavia, é preciso tomar consciência de que os problemas, que estão a fazer o Planeta entrar em colapso, só se podem resolver se houver mudanças profundas na forma como vivemos e como utilizamos os recursos naturais. A proposta pedagógica que propomos pretende demonstrar que é possível ensinar os alunos de EMRC do 1.º Ano a cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral. Para isso, adotamos recursos físicos e digitais, que tornem as aprendizagens motivadoras, apelativas, desafiantes e, ao mesmo tempo, profundas, consolidadas e duradoiras. Deste modo, os alunos desenvolveram saberes e práticas relacionados com a criação do mundo, a beleza das criaturas criadas, o mundo como uma grande casa comum, a degradação da natureza por causa da exploração de recursos e da falta de cuidados, as formas de remediar os danos causados e os cuidados que devemos à natureza, para que esta se mantenha viva, limpa e feliz.The subject that is developed in this Final Report of the Supervised Teaching Practice, which concerns “Caring for the Planet on the horizon of integral ecology”, is related to the learning contents of the Teaching Unit “Caring for Nature”, teached to a class of the 1st Year of Basic Education. It reflects on environmental and ecological issues that concern humanity, from the approach introduced by the Pope Francisco with the publication of the Encyclical Laudato si’, which defends an integral ecology. In the field of environmental education, it is noted that, in general, students are sensitized to ecological issues, adopting behaviours of reduction, reuse and recycling of waste from consumer products. However, it is necessary to be aware that the problems, that are leading the planet to its collapse, can only be solved if there are profound changes in the way we live and how we use natural resources. The pedagogical plan we propose aims to demonstrate that it is possible to teach 1st Year EMRC students to care for the Planet within the horizon of integral ecology. The pedagogical plan that we propose wants to demonstrate that it is possible to teach 1st Year EMRC students to take care of the Planet in the horizon of integral ecology. For this, we adopt physical and digital resources, which make learning motivating, appealing, challenging and, at the same time, profound, consolidated and permanent. In this way, students developed knowledge and practices related to the creation of the world, the beauty of created creatures, the world as a great common home, the degradation of nature due to the exploitation of resources and the failure of care, the ways to remedy the damage caused and the care we must provide to nature, so that it remains alive, clean and happy.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Maria Elisabete Costa Ferreira da2023-03-15T11:26:52Z2023-03-0620222023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40588TID:203246730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:18.418578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
title |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
spellingShingle |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral Cunha, Maria Elisabete Costa Ferreira da Cuidado Natureza Ética Ecologia integral Ensino e aprendizagem Care Nature Ethics Integral ecology Teaching and learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
title_full |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
title_fullStr |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
title_full_unstemmed |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
title_sort |
Cuidar do planeta no horizonte da ecologia integral |
author |
Cunha, Maria Elisabete Costa Ferreira da |
author_facet |
Cunha, Maria Elisabete Costa Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Varanda, Maria Isabel Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Elisabete Costa Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidado Natureza Ética Ecologia integral Ensino e aprendizagem Care Nature Ethics Integral ecology Teaching and learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Cuidado Natureza Ética Ecologia integral Ensino e aprendizagem Care Nature Ethics Integral ecology Teaching and learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
O tema que se desenvolve neste Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que diz respeito a “Cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral”, está em relação com os conteúdos de aprendizagem da Unidade Letiva “Cuidar da Natureza”, lecionada a uma turma do 1.º Ano do Ensino Básico. Reflete-se sobre os temas ambientais e ecológicos, que preocupam a humanidade, a partir da abordagem introduzida pelo Papa Francisco com a publicação da Enciclia Laudato si’, que defende uma ecologia integral. No campo da educação ambiental, nota-se que, em geral, os alunos estão sensibilizados para os temas ecológicos, adotando condutas de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos dos produtos de consumo. Todavia, é preciso tomar consciência de que os problemas, que estão a fazer o Planeta entrar em colapso, só se podem resolver se houver mudanças profundas na forma como vivemos e como utilizamos os recursos naturais. A proposta pedagógica que propomos pretende demonstrar que é possível ensinar os alunos de EMRC do 1.º Ano a cuidar do Planeta no horizonte da ecologia integral. Para isso, adotamos recursos físicos e digitais, que tornem as aprendizagens motivadoras, apelativas, desafiantes e, ao mesmo tempo, profundas, consolidadas e duradoiras. Deste modo, os alunos desenvolveram saberes e práticas relacionados com a criação do mundo, a beleza das criaturas criadas, o mundo como uma grande casa comum, a degradação da natureza por causa da exploração de recursos e da falta de cuidados, as formas de remediar os danos causados e os cuidados que devemos à natureza, para que esta se mantenha viva, limpa e feliz. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-03-15T11:26:52Z 2023-03-06 2023-03-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40588 TID:203246730 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40588 |
identifier_str_mv |
TID:203246730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132059362394112 |