'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37940 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_f36a5d654806e9edb518fb47d2bbc029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37940 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE‘Learning by singing’: the use of songs to integrate students’ competences in the foreign language classroom800.7:372.88372.88:800.7784Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e documenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2013/2014 na aplicação do projeto de intervenção supervisionado em duas turmas, uma de inglês (8º. ano) e outra de espanhol (10º. ano), numa escola sediada no concelho de Vila Nova de Famalicão. O projeto teve como finalidade principal a exploração das canções para o desenvolvimento integrado de competências dos alunos na aula de língua estrangeira (LE). De acordo com diversos autores as canções são um importante recurso para promover, quer as destrezas (ler, ouvir, falar e escrever), quer a competência sociocultural dos alunos e, para além disso, são um excelente recurso motivador. Ou seja, as canções têm um, enorme, potencial didático e motivador no processo de ensino/aprendizagem. Assim, tendo por base o contexto de intervenção, os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras e a literatura especializada foram traçados os seguintes objetivos para a intervenção pedagógica: i) diagnosticar os interesses, hábitos e preferências dos alunos relativamente à audição de canções; ii) aferir as perceções/motivações dos alunos relativamente à exploração de canções na aprendizagem da língua estrangeira; iii) desenvolver a competência comunicativa, o conhecimento sociocultural e a competência de aprendizagem do aluno através das canções; iv) fomentar a reflexão sobre o processo de aprendizagem para promover uma maior autonomia do aluno; v) avaliar o impacto da intervenção pedagógica. Na prossecução destes objetivos foi utilizada uma abordagem comunicativa num enfoque por tarefas. Ao longo das diversas fases da intervenção pedagógica foram utilizados distintos instrumentos de recolha de informação, nomeadamente, uma grelha de observação de aulas, grelhas de autorregulação e de reflexão do desempenho das tarefas, com um enfoque na compreensão e expressão oral e, ainda, um questionário inicial de diagnóstico e um questionário final de avaliação Os dados recolhidos no final da intervenção, sugerem que a partir das canções os alunos podem efetivamente promover as diversas competências, e que estas são um recurso autêntico e extremamente motivador para o processo de ensino e aprendizagem, pelo que, pode e deve ser incentivada a sua utilização na aula de LE.The present report is part of the professional training course (practicum) within the Masters of English and Spanish Teaching in the Third Cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Minho. It documents the work which was developed through the school year of 2013/2014, in two classes, an English class (8th grade) and a Spanish class (10th grade) in a school of the municipality of Vila Nova de Famalicão. The goal of the intervention project was related with the use of songs to develop students’ competences in the foreign language classroom. According to several authors, songs are an important resource to promote not only the four skills (reading, listening, writing and speaking) but also students’ sociocultural knowledge and, in addition, they are highly motivating instruments in the teaching/learning process. Thus, according to the intervention context, in the documents that regulate foreign language education and the specialized literature, the following objectives were outlined: i) to diagnose the students’ interests, habits and preferences in relation to the audition of songs; ii) to assess students’ perceptions/motivations concerning the use of songs in the foreign language classroom; iii) to develop the communicative competence, the sociocultural knowledge and the students’ learning competence through songs; iv) to promote a reflection about the learning process in order to promote students’ autonomy; v) to evaluate the impact of the pedagogical project. The following strategies were used to accomplish the objectives: an observation chart, self-regulation instruments, an initial questionnaire to diagnose students’ motivations and preferences and a final questionnaire to evaluate the project. During the pedagogical project, students improved their competences throughout distinctive activities created from songs and by means of a communicative approach. The results show that songs are, therefore, not only a suggestive but also an effective resource to the teaching and learning process of foreign languages.Moreira, Maria AlfredoDono López, PedroUniversidade do MinhoCosta, Maria Madalena Ferreira da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37940por201407345info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:05.287545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE ‘Learning by singing’: the use of songs to integrate students’ competences in the foreign language classroom |
title |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
spellingShingle |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva 800.7:372.88 372.88:800.7 784 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
title_full |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
title_fullStr |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
title_full_unstemmed |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
title_sort |
'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE |
author |
Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva |
author_facet |
Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
800.7:372.88 372.88:800.7 784 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
800.7:372.88 372.88:800.7 784 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37940 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132227929374720 |