'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37940
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_f36a5d654806e9edb518fb47d2bbc029
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE‘Learning by singing’: the use of songs to integrate students’ competences in the foreign language classroom800.7:372.88372.88:800.7784Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e documenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2013/2014 na aplicação do projeto de intervenção supervisionado em duas turmas, uma de inglês (8º. ano) e outra de espanhol (10º. ano), numa escola sediada no concelho de Vila Nova de Famalicão. O projeto teve como finalidade principal a exploração das canções para o desenvolvimento integrado de competências dos alunos na aula de língua estrangeira (LE). De acordo com diversos autores as canções são um importante recurso para promover, quer as destrezas (ler, ouvir, falar e escrever), quer a competência sociocultural dos alunos e, para além disso, são um excelente recurso motivador. Ou seja, as canções têm um, enorme, potencial didático e motivador no processo de ensino/aprendizagem. Assim, tendo por base o contexto de intervenção, os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras e a literatura especializada foram traçados os seguintes objetivos para a intervenção pedagógica: i) diagnosticar os interesses, hábitos e preferências dos alunos relativamente à audição de canções; ii) aferir as perceções/motivações dos alunos relativamente à exploração de canções na aprendizagem da língua estrangeira; iii) desenvolver a competência comunicativa, o conhecimento sociocultural e a competência de aprendizagem do aluno através das canções; iv) fomentar a reflexão sobre o processo de aprendizagem para promover uma maior autonomia do aluno; v) avaliar o impacto da intervenção pedagógica. Na prossecução destes objetivos foi utilizada uma abordagem comunicativa num enfoque por tarefas. Ao longo das diversas fases da intervenção pedagógica foram utilizados distintos instrumentos de recolha de informação, nomeadamente, uma grelha de observação de aulas, grelhas de autorregulação e de reflexão do desempenho das tarefas, com um enfoque na compreensão e expressão oral e, ainda, um questionário inicial de diagnóstico e um questionário final de avaliação Os dados recolhidos no final da intervenção, sugerem que a partir das canções os alunos podem efetivamente promover as diversas competências, e que estas são um recurso autêntico e extremamente motivador para o processo de ensino e aprendizagem, pelo que, pode e deve ser incentivada a sua utilização na aula de LE.The present report is part of the professional training course (practicum) within the Masters of English and Spanish Teaching in the Third Cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Minho. It documents the work which was developed through the school year of 2013/2014, in two classes, an English class (8th grade) and a Spanish class (10th grade) in a school of the municipality of Vila Nova de Famalicão. The goal of the intervention project was related with the use of songs to develop students’ competences in the foreign language classroom. According to several authors, songs are an important resource to promote not only the four skills (reading, listening, writing and speaking) but also students’ sociocultural knowledge and, in addition, they are highly motivating instruments in the teaching/learning process. Thus, according to the intervention context, in the documents that regulate foreign language education and the specialized literature, the following objectives were outlined: i) to diagnose the students’ interests, habits and preferences in relation to the audition of songs; ii) to assess students’ perceptions/motivations concerning the use of songs in the foreign language classroom; iii) to develop the communicative competence, the sociocultural knowledge and the students’ learning competence through songs; iv) to promote a reflection about the learning process in order to promote students’ autonomy; v) to evaluate the impact of the pedagogical project. The following strategies were used to accomplish the objectives: an observation chart, self-regulation instruments, an initial questionnaire to diagnose students’ motivations and preferences and a final questionnaire to evaluate the project. During the pedagogical project, students improved their competences throughout distinctive activities created from songs and by means of a communicative approach. The results show that songs are, therefore, not only a suggestive but also an effective resource to the teaching and learning process of foreign languages.Moreira, Maria AlfredoDono López, PedroUniversidade do MinhoCosta, Maria Madalena Ferreira da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37940por201407345info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:05.287545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
‘Learning by singing’: the use of songs to integrate students’ competences in the foreign language classroom
title 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
spellingShingle 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva
800.7:372.88
372.88:800.7
784
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
title_full 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
title_fullStr 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
title_full_unstemmed 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
title_sort 'A cantar também se aprende': o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
author Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva
author_facet Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Madalena Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 800.7:372.88
372.88:800.7
784
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 800.7:372.88
372.88:800.7
784
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37940
url http://hdl.handle.net/1822/37940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132227929374720