Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27369 |
Resumo: | O relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final. |
id |
RCAP_f36d07687963d6e3dc98956a1660f44b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/27369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de ProgramaEnsino da FilosofiaConceito de DemocraciaO relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final.2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27369http://hdl.handle.net/10316/27369TID:201518651porAlmeida, Maria Inês deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:33:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:18.339011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
title |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
spellingShingle |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa Almeida, Maria Inês de Ensino da Filosofia Conceito de Democracia |
title_short |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
title_full |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
title_fullStr |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
title_full_unstemmed |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
title_sort |
Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa |
author |
Almeida, Maria Inês de |
author_facet |
Almeida, Maria Inês de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Inês de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Filosofia Conceito de Democracia |
topic |
Ensino da Filosofia Conceito de Democracia |
description |
O relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/27369 http://hdl.handle.net/10316/27369 TID:201518651 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/27369 |
identifier_str_mv |
TID:201518651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133679619932160 |