Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4267
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.
id RCAP_f38b1734de05c7780e7e246127fd27e6
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA utilização de materiais da natureza na Educação Pré-EscolarAprendizagemBrincarEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloNaturezaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves OliveiraPinto, Hélia GonçalvesIC-OnlineMachado, Vanessa2019-11-07T15:22:38Z2019-07-162019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4267TID:202298302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:10.300584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
A utilização de materiais da natureza na Educação Pré-Escolar
title Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Machado, Vanessa
Aprendizagem
Brincar
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Natureza
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Machado, Vanessa
author_facet Machado, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Luís Miguel Gonçalves Oliveira
Pinto, Hélia Gonçalves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Brincar
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Natureza
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Aprendizagem
Brincar
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Natureza
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07T15:22:38Z
2019-07-16
2019-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4267
TID:202298302
url http://hdl.handle.net/10400.8/4267
identifier_str_mv TID:202298302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974954561536