O recreio das diferenças: construção da inclusão por e para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3987 |
Resumo: | A educação especial e inclusão social da criança diferente em espaço de recreio comum, numa escola regular, embora desejável, na realidade não acontece. De facto, a prática docente dos últimos anos permite-nos afirmar que a teoria, relativamente a este assunto, é sempre pensada e registada no projecto educativo da escola. Posteriormente, quando se passa à sua aplicação prática, verificamos que não é possível realizar a maior parte das actividades por falta de condições físicas (espaços inapropriados) e humanas (falta de pessoal docente) O Tiago foi a criança que nos motivou para o desenvolvimento deste projecto. É uma criança do sexo masculino, com nove anos de idade, a frequentar o 2º ano de escolaridade, revelando um quadro de multideficiência. Este projecto tem como objectivo geral promover um ambiente acolhedor e inclusivo para o Tiago e para todos os elementos da sua turma. Consequentemente, sendo este um projecto de educação social, visou a inclusão social do Tiago no recreio da sua escola. O projecto foi constituído por vinte e sete sessões de trabalho tendo como grupo participante os alunos da turma do Tiago, o professor titular da turma, a professora de ensino especial e a encarregada de educação do Tiago. Utilizamos como método de trabalho a investigação participativa e as ferramentas metodológicas foram a entrevista semi-estruturada, a observação directa não participante, a organização de grupos e pequenos grupos de discussão, os registos escritos e o registo gráfico. Globalmente, consideramos os resultados obtidos satisfatórios, tendo em conta os objectivos do projecto, porque conseguimos a inclusão do Tiago no espaço de recreio da sua escola. Sugerimos a necessidade de continuidade de um projecto similar de modo a que o Tiago possa continuar a ser incluído no espaço de recreio da sua escola. Só desta forma a turma conseguirá interagir de uma forma social com o Tiago positivamente e, consequentemente com todos os outros casos de necessidades educativas especiais existentes na escola e que não foram contemplados neste projecto. A sua continuidade será uma garantia para melhorar a educação social da comunidade escolar e permitirá dar uma maior atenção às minorias existentes na escola. |
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O recreio das diferenças: construção da inclusão por e para criançasEducação especialPátios de recreio: Ensino básico 1º cicloIntegração escolarDesenvolvimento das criançasDesenvolvimento individualDesenvolvimento psicossocialActividades recreativasA educação especial e inclusão social da criança diferente em espaço de recreio comum, numa escola regular, embora desejável, na realidade não acontece. De facto, a prática docente dos últimos anos permite-nos afirmar que a teoria, relativamente a este assunto, é sempre pensada e registada no projecto educativo da escola. Posteriormente, quando se passa à sua aplicação prática, verificamos que não é possível realizar a maior parte das actividades por falta de condições físicas (espaços inapropriados) e humanas (falta de pessoal docente) O Tiago foi a criança que nos motivou para o desenvolvimento deste projecto. É uma criança do sexo masculino, com nove anos de idade, a frequentar o 2º ano de escolaridade, revelando um quadro de multideficiência. Este projecto tem como objectivo geral promover um ambiente acolhedor e inclusivo para o Tiago e para todos os elementos da sua turma. Consequentemente, sendo este um projecto de educação social, visou a inclusão social do Tiago no recreio da sua escola. O projecto foi constituído por vinte e sete sessões de trabalho tendo como grupo participante os alunos da turma do Tiago, o professor titular da turma, a professora de ensino especial e a encarregada de educação do Tiago. Utilizamos como método de trabalho a investigação participativa e as ferramentas metodológicas foram a entrevista semi-estruturada, a observação directa não participante, a organização de grupos e pequenos grupos de discussão, os registos escritos e o registo gráfico. Globalmente, consideramos os resultados obtidos satisfatórios, tendo em conta os objectivos do projecto, porque conseguimos a inclusão do Tiago no espaço de recreio da sua escola. Sugerimos a necessidade de continuidade de um projecto similar de modo a que o Tiago possa continuar a ser incluído no espaço de recreio da sua escola. Só desta forma a turma conseguirá interagir de uma forma social com o Tiago positivamente e, consequentemente com todos os outros casos de necessidades educativas especiais existentes na escola e que não foram contemplados neste projecto. A sua continuidade será uma garantia para melhorar a educação social da comunidade escolar e permitirá dar uma maior atenção às minorias existentes na escola.Special education and inclusion of children in different playground common in school regularly, though desirable, does not actually happen. In fact, the teaching practice of recent years allows us to say that the theory in this regard, it is always thought of and registered in the educational plan for each school. Later, when going to their practical implementation, we found that it is not possible to perform most activities due to lack of physical conditions (inappropriate spaces) and human (lack of teaching staff). Tiago was the child that motivated us to develop this project. It is a male child, nine years old, to attend the second school year, revealing a picture of multiple disabilities. This project aims at promoting an inclusive and welcoming environment for Tiago and for all elements of the class. Consequently, this being a social education project, aimed at social inclusion of Tiago in his school's playground. The project consisted of twenty-seven working sessions with the participant group as students in the Tiago, the class teacher, the teacher in charge of special education and education of Tiago. Used as a method of participatory research work and the methodological tools were semi-structured interviews, direct observation non participant, the organization of groups and small group discussions, written records and the recording chart. Overall, we consider the results satisfactory, taking into account the objectives of the project, because we get the inclusion of Tiago in the playground of their school. We suggest the need for continuity of a similar project so that Tiago can continue to be included in the playground of their school. Only in this way the class will be able to interact in a social way with Tiago positively and therefore with all other cases existing special educational needs at school and that was not included in this project. Its continuity will be a guarantee to improve the social education of the school community and will give more attention to minorities within the school.Universidade de Aveiro2011-09-13T11:06:00Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3987porSousa, Ana Paula da Mota Saraiva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:08Zoai:ria.ua.pt:10773/3987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:05.251818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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