Implementação de programa de exercício como complemento às aulas de Educação Física: impacto na aptidão aeróbia e IMC de adolescentes com 12 e 13 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6665 |
Resumo: | O presente documento foi elaborado no âmbito do estágio pedagógico do 2º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e visa relatar a experiência vivida enquanto professor estagiário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, bem como, todas as atividades desenvolvidas no desempenho da função ao longo do ano letivo. O estágio representa a ponte de ligação entre o universo académico e a realidade profissional que ambicionamos alcançar, consolidando o saber adquirido ao longo de todo o processo formativo, através da comunhão entre os conhecimentos teóricos previamente adquiridos e a possibilidade de os colocar em prática numa base diária em contexto escolar. O Relatório é composto por dois capítulos. O Capítulo I é de caráter predominantemente reflexivo, representa um exercício descritivo que se pretende autocrítico, nele são apresentadas as diversas dimensões do estágio pedagógico, destacando-se as experiências vividas, as dificuldades sentidas, a sistematização de todo o processo ensino-aprendizagem, um estudo sobre a turma A do 7º ano e as atividades desenvolvidas. O capítulo II ostenta um carácter mais académico e destinase à apresentação de um artigo realizado com base no estudo científico desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, oferecendo o seu título ao presente documento. Participaram no estudo 10 adolescentes saudáveis e com excesso de peso, com o intuito de aferir os efeitos da aplicação de um programa de exercício físico complementar às aulas de educação física no Índice de Massa Corporal (IMC) e Aptidão Aeróbia (VO2Máx). Os participantes foram divididos em dois grupos de forma equitativa, estando 5 indivíduos sujeitos ao programa de exercício complementar e os restantes 5 frequentando apenas as aulas de educação física, realizando-se um préteste antes do início do programa e um pós teste após seu término. Para o tratamento dos dados procedeu-se a uma análise descritiva e comparativa (Wilcoxon signed test). Os resultados encontrados sugerem que programas de características similares contribuem para o aumento dos níveis de aptidão aeróbia, diminuição dos valores de IMC e, consequentemente, para uma possível melhoria na aptidão física relacionada com a saúde em adolescentes. Com o trabalho desenvolvido, procura-se comprovar a evolução e a solidificação de competências que as vivências do estágio proporcionam, demonstrando um conjunto de aptidões aos níveis pedagógico, científico e relacional que possibilite responder de forma satisfatória aos desafios e exigências profissionais que no futuro se apresentem. |
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Implementação de programa de exercício como complemento às aulas de Educação Física: impacto na aptidão aeróbia e IMC de adolescentes com 12 e 13 anosEstágios pedagógicosProfessoresAdolescentesÍndice de massa corporalAptidão aeróbiaO presente documento foi elaborado no âmbito do estágio pedagógico do 2º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e visa relatar a experiência vivida enquanto professor estagiário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, bem como, todas as atividades desenvolvidas no desempenho da função ao longo do ano letivo. O estágio representa a ponte de ligação entre o universo académico e a realidade profissional que ambicionamos alcançar, consolidando o saber adquirido ao longo de todo o processo formativo, através da comunhão entre os conhecimentos teóricos previamente adquiridos e a possibilidade de os colocar em prática numa base diária em contexto escolar. O Relatório é composto por dois capítulos. O Capítulo I é de caráter predominantemente reflexivo, representa um exercício descritivo que se pretende autocrítico, nele são apresentadas as diversas dimensões do estágio pedagógico, destacando-se as experiências vividas, as dificuldades sentidas, a sistematização de todo o processo ensino-aprendizagem, um estudo sobre a turma A do 7º ano e as atividades desenvolvidas. O capítulo II ostenta um carácter mais académico e destinase à apresentação de um artigo realizado com base no estudo científico desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, oferecendo o seu título ao presente documento. Participaram no estudo 10 adolescentes saudáveis e com excesso de peso, com o intuito de aferir os efeitos da aplicação de um programa de exercício físico complementar às aulas de educação física no Índice de Massa Corporal (IMC) e Aptidão Aeróbia (VO2Máx). Os participantes foram divididos em dois grupos de forma equitativa, estando 5 indivíduos sujeitos ao programa de exercício complementar e os restantes 5 frequentando apenas as aulas de educação física, realizando-se um préteste antes do início do programa e um pós teste após seu término. Para o tratamento dos dados procedeu-se a uma análise descritiva e comparativa (Wilcoxon signed test). Os resultados encontrados sugerem que programas de características similares contribuem para o aumento dos níveis de aptidão aeróbia, diminuição dos valores de IMC e, consequentemente, para uma possível melhoria na aptidão física relacionada com a saúde em adolescentes. Com o trabalho desenvolvido, procura-se comprovar a evolução e a solidificação de competências que as vivências do estágio proporcionam, demonstrando um conjunto de aptidões aos níveis pedagógico, científico e relacional que possibilite responder de forma satisfatória aos desafios e exigências profissionais que no futuro se apresentem.The present document was developed within the pedagogical teaching practice of the 2nd cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Tras-os-Montes and Alto Douro (UTAD) and aims at reporting the experience as a trainee teacher at Escola Secundária Camilo Castelo Branco, as well as, all the activities developed in the performance of the function throughout the school year. The internship is the bridge between the academic world and the professional reality we desire to achieve, consolidating the knowledge acquired over the entire learning process, through the communion between the theoretical knowledge acquired previously and the possibility of putting it into practice on a daily basis in school context. The report consists of two chapters. Chapter I is mainly of reflective nature, represents a descriptive exercise intended to be self-critical, in it are presented the different dimensions of the pedagogical teaching practice, highlighting the experiences, the difficulties encountered, the systematization of the whole teaching-learning process, a study about the 7th A class, as well as, the activities developed. Chapter II is academic in nature and is intended to submit an article developed on the basis of a scientific study conducted alongside the pedagogical teaching practice, offering its title to this document. Participated in the study, ten healthy and overweight adolescents, in order to measure the effects of the implementation of a exercise program to complement physical education classes in Body Mass Index (BMI) and Aerobic Capacity (VO2max). Participants were divided in two groups equally, with five individuals undergoing to the supplementary exercise program and the remaining five attending only the physical education classes. A pre-test was performed before the beginning of the program and a posttest after its termination. For the treatment of the data, a descriptive and comparative (Wilcoxon signed test) analysis was held. The results suggest that programs with similar characteristics contribute to increase aerobic capacity levels, decrease BMI and hence to a possible improvement in healthrelated fitness of adolescents. The developed work seek to demonstrate an evolution and consolidation of skills provided by the internship experiences, showing a range of aptitudes at pedagogical, scientific and relational levels which allows to respond in a satisfactorily to the professional challenges and demands future presents.2016-10-24T10:04:08Z2016-10-24T00:00:00Z2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6665porBraz, Tiago Filipe Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:09.443911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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