O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39607 |
Resumo: | A nossa prática pedagógica decorreu junto de uma turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de um grupo de Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2022-2023, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, inseridas no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O presente Relatório de Estágio descreve essa prática pedagógica tendo como temática de reflexão e intervenção o trabalho em grupo. Durante as primeiras semanas de observação no primeiro contexto de estágio (1.º CEB), em vários momentos, constatámos a dificuldade das crianças em trabalhar em conjunto com outras. Propusemo-nos, então, investigar a temática do trabalho em grupo nos nossos contextos de 1.º CEB e de EPE. Nesse sentido, além de propormos e desenvolvermos dinâmicas pedagógicas que envolviam atividades em grupo, procurámos analisar e refletir sobre a forma como estas decorriam, tentando perceber limitações e potencialidades, o que facilitava e o que criava obstáculos. Para além disso, no sentido de fundamentar a nossa intervenção e reflexão, desenvolvemos pesquisa teórica sobre a temática. Assim, em ambos os contextos desenvolvemos atividades em grupo, mobilizando atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças. Fomos observando e registando as interações sociais e retirando conclusões, atendendo, também, aos fundamentos teóricos pesquisados. Concluímos que, para existir uma boa dinâmica entre os elementos de um grupo de trabalho, e para que os seus resultados sejam positivos, é necessário que estejam reunidos diversos fatores, destacando-se a quantidade de elementos que formam o grupo de trabalho, a sua heterogeneidade (em termos de idade e conhecimentos), a temática que esteja a ser trabalhada ser do interesse das crianças e o papel do professor/educador enquanto mediador. Considerando a importância do desenvolvimento de comportamentos pro sociais, atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças, percebemos a importância de trabalho e atividades em grupo serem desenvolvidas com as crianças desde cedo, apesar de isto nem sempre ser fácil e exigir preparação e um grande acompanhamento por parte do professor/educador. |
id |
RCAP_f3f9515f373572b1ffbd96d36bedcd7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39607 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolarTrabalho em grupoTrabalho colaborativoTrabalho cooperativoDesenvolvimento de comportamentos pro sociais1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarA nossa prática pedagógica decorreu junto de uma turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de um grupo de Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2022-2023, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, inseridas no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O presente Relatório de Estágio descreve essa prática pedagógica tendo como temática de reflexão e intervenção o trabalho em grupo. Durante as primeiras semanas de observação no primeiro contexto de estágio (1.º CEB), em vários momentos, constatámos a dificuldade das crianças em trabalhar em conjunto com outras. Propusemo-nos, então, investigar a temática do trabalho em grupo nos nossos contextos de 1.º CEB e de EPE. Nesse sentido, além de propormos e desenvolvermos dinâmicas pedagógicas que envolviam atividades em grupo, procurámos analisar e refletir sobre a forma como estas decorriam, tentando perceber limitações e potencialidades, o que facilitava e o que criava obstáculos. Para além disso, no sentido de fundamentar a nossa intervenção e reflexão, desenvolvemos pesquisa teórica sobre a temática. Assim, em ambos os contextos desenvolvemos atividades em grupo, mobilizando atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças. Fomos observando e registando as interações sociais e retirando conclusões, atendendo, também, aos fundamentos teóricos pesquisados. Concluímos que, para existir uma boa dinâmica entre os elementos de um grupo de trabalho, e para que os seus resultados sejam positivos, é necessário que estejam reunidos diversos fatores, destacando-se a quantidade de elementos que formam o grupo de trabalho, a sua heterogeneidade (em termos de idade e conhecimentos), a temática que esteja a ser trabalhada ser do interesse das crianças e o papel do professor/educador enquanto mediador. Considerando a importância do desenvolvimento de comportamentos pro sociais, atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças, percebemos a importância de trabalho e atividades em grupo serem desenvolvidas com as crianças desde cedo, apesar de isto nem sempre ser fácil e exigir preparação e um grande acompanhamento por parte do professor/educador.Our pedagogical practice took place in a 1st year class of the 1st cycle of basic education and in a group of pre-school education, in the school year 2022-2023, under the curricular units of Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar, part of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st cycle of basic education of the University of Aveiro. This Internship Report describes this pedagogical practice having group work as the theme for reflection and intervention. During the first weeks of observation in the first internship setting (1st grade), we noticed several times the difficulty of the children to work together with others. We then set out to investigate the theme of group work in our primary and nursery school contexts. In this sense, besides proposing and developing pedagogical dynamics that involved group activities, we tried to analyze and reflect on the way they were carried out, trying to understand limitations and potentialities, what facilitated and what created obstacles. Furthermore, in order to support our intervention and reflection, we developed theoretical research on the subject. Thus, in both contexts we developed group activities, mobilizing attitudes of cooperation and collaboration among children. We observed and recorded the social interactions and drew conclusions, also taking into account the theoretical foundations researched. We concluded that for there to be a good dynamic among the elements of a working group, and for its results to be positive, several factors must be in place, especially the number of elements that make up the working group, its heterogeneity (in terms of age and knowledge), the theme being worked on to be of interest to the children, and the teacher's role as a mediator. Considering the importance of developing social pro behavior, cooperation and collaboration attitudes among children, we realize the importance of group work and activities being developed with children from an early age, although this is not always easy and requires preparation and close monitoring by the teacher.2023-10-24T09:54:00Z2023-07-13T00:00:00Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39607porDias, Carolina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.487367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
title |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
spellingShingle |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar Dias, Carolina Fernandes Trabalho em grupo Trabalho colaborativo Trabalho cooperativo Desenvolvimento de comportamentos pro sociais 1.º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
title_short |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
title_full |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
title_fullStr |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
title_sort |
O trabalho em grupo no 1º ciclo do ensino básico e na educação pré-escolar |
author |
Dias, Carolina Fernandes |
author_facet |
Dias, Carolina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carolina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho em grupo Trabalho colaborativo Trabalho cooperativo Desenvolvimento de comportamentos pro sociais 1.º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
topic |
Trabalho em grupo Trabalho colaborativo Trabalho cooperativo Desenvolvimento de comportamentos pro sociais 1.º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
description |
A nossa prática pedagógica decorreu junto de uma turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de um grupo de Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2022-2023, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, inseridas no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O presente Relatório de Estágio descreve essa prática pedagógica tendo como temática de reflexão e intervenção o trabalho em grupo. Durante as primeiras semanas de observação no primeiro contexto de estágio (1.º CEB), em vários momentos, constatámos a dificuldade das crianças em trabalhar em conjunto com outras. Propusemo-nos, então, investigar a temática do trabalho em grupo nos nossos contextos de 1.º CEB e de EPE. Nesse sentido, além de propormos e desenvolvermos dinâmicas pedagógicas que envolviam atividades em grupo, procurámos analisar e refletir sobre a forma como estas decorriam, tentando perceber limitações e potencialidades, o que facilitava e o que criava obstáculos. Para além disso, no sentido de fundamentar a nossa intervenção e reflexão, desenvolvemos pesquisa teórica sobre a temática. Assim, em ambos os contextos desenvolvemos atividades em grupo, mobilizando atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças. Fomos observando e registando as interações sociais e retirando conclusões, atendendo, também, aos fundamentos teóricos pesquisados. Concluímos que, para existir uma boa dinâmica entre os elementos de um grupo de trabalho, e para que os seus resultados sejam positivos, é necessário que estejam reunidos diversos fatores, destacando-se a quantidade de elementos que formam o grupo de trabalho, a sua heterogeneidade (em termos de idade e conhecimentos), a temática que esteja a ser trabalhada ser do interesse das crianças e o papel do professor/educador enquanto mediador. Considerando a importância do desenvolvimento de comportamentos pro sociais, atitudes de cooperação e colaboração entre as crianças, percebemos a importância de trabalho e atividades em grupo serem desenvolvidas com as crianças desde cedo, apesar de isto nem sempre ser fácil e exigir preparação e um grande acompanhamento por parte do professor/educador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T09:54:00Z 2023-07-13T00:00:00Z 2023-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39607 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137747844202496 |