Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Paula Susana Cardoso Miranda de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13708
Resumo: Merecem reflexão, neste relatório, as diferentes dimensões que caracterizam a ação educativa que desenvolvemos em contexto de creche e jardim de infância. Ao nível dos referentes teóricos procuramos aprofundar conhecimentos acerca da aprendizagem na infância, os princípios orientadores e curriculares da educação de infância e a importância que educação em ciências assume nesta etapa educativa. Caraterizamos os dois contextos educativos em que nos integramos, refletindo sobre a organização do ambiente educativo e as caraterísticas dos grupos. Procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, desenvolvidas, incidindo no conhecimento do mundo em articulação com outras áreas e domínios. O principal objetivo do estudo que desenvolvemos sobre a prática educativa consistiu em aprofundar o conhecimento e o gosto pelas ciências na educação de infância, promovendo a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O estudo foi baseado numa perspetiva metodológica qualitativa, enveredando pela observação participante e recorrendo a técnicas e instrumentos diversos de recolha de dados, como as notas de campo, os registos fotográficos, áudio visuais e as produções das crianças, para que nos fosse possível triangular diferentes tipos de informação. Os resultados relevam a importância que a aprendizagem das ciências pode assumir no processo educativo pré-escolar, para o que se requer enveredar por estratégias que, de forma lúdica e criativa, se tornem facilitadoras de uma aprendizagem ativa e construtiva das crianças.In this report, the different dimensions which characterize the educational practice in kindergarden deserve our reflection. Regarding the theorical referents, we try to deepen the knowledge about the learning process during the childhood, to understand the most important principles of the curriculum in the pre-school education and its importance in this learning age. We characterize the two educational contexts in which we are integrated, reflecting about the environment of the educational organization and the groups’ characteristics. We do the description and the analysis of some learning experiences done, taking into account the relationship between the knowledge and the curriculum. Our main goal is to take a deeper look at the interest and knowledge and the sciences in the education during the childhood, improving the children´s learning process and their development. Our research is based in a qualitative and methodological prospective done through the active observation, working with techniques and different instruments that allow us to create a database taking into account our notes, pictures videos and the children´s works. It allows us to have different types of information. The results reveal the importance that sciences can assume in the learning process in the pre-school education, using playful and creative techniques that facilitate the children´s active and constructive learning process.
id RCAP_f4173ec20fe3ff729cf11f06b0debcd1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarCriançasEducação em ciênciasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMerecem reflexão, neste relatório, as diferentes dimensões que caracterizam a ação educativa que desenvolvemos em contexto de creche e jardim de infância. Ao nível dos referentes teóricos procuramos aprofundar conhecimentos acerca da aprendizagem na infância, os princípios orientadores e curriculares da educação de infância e a importância que educação em ciências assume nesta etapa educativa. Caraterizamos os dois contextos educativos em que nos integramos, refletindo sobre a organização do ambiente educativo e as caraterísticas dos grupos. Procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, desenvolvidas, incidindo no conhecimento do mundo em articulação com outras áreas e domínios. O principal objetivo do estudo que desenvolvemos sobre a prática educativa consistiu em aprofundar o conhecimento e o gosto pelas ciências na educação de infância, promovendo a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O estudo foi baseado numa perspetiva metodológica qualitativa, enveredando pela observação participante e recorrendo a técnicas e instrumentos diversos de recolha de dados, como as notas de campo, os registos fotográficos, áudio visuais e as produções das crianças, para que nos fosse possível triangular diferentes tipos de informação. Os resultados relevam a importância que a aprendizagem das ciências pode assumir no processo educativo pré-escolar, para o que se requer enveredar por estratégias que, de forma lúdica e criativa, se tornem facilitadoras de uma aprendizagem ativa e construtiva das crianças.In this report, the different dimensions which characterize the educational practice in kindergarden deserve our reflection. Regarding the theorical referents, we try to deepen the knowledge about the learning process during the childhood, to understand the most important principles of the curriculum in the pre-school education and its importance in this learning age. We characterize the two educational contexts in which we are integrated, reflecting about the environment of the educational organization and the groups’ characteristics. We do the description and the analysis of some learning experiences done, taking into account the relationship between the knowledge and the curriculum. Our main goal is to take a deeper look at the interest and knowledge and the sciences in the education during the childhood, improving the children´s learning process and their development. Our research is based in a qualitative and methodological prospective done through the active observation, working with techniques and different instruments that allow us to create a database taking into account our notes, pictures videos and the children´s works. It allows us to have different types of information. The results reveal the importance that sciences can assume in the learning process in the pre-school education, using playful and creative techniques that facilitate the children´s active and constructive learning process.Sanches, AngelinaRodrigues, Maria JoséBiblioteca Digital do IPBCastro, Paula Susana Cardoso Miranda de2017-01-09T17:15:56Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13708TID:201989913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:48.124872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Castro, Paula Susana Cardoso Miranda de
Educação pré-escolar
Crianças
Educação em ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Castro, Paula Susana Cardoso Miranda de
author_facet Castro, Paula Susana Cardoso Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Rodrigues, Maria José
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paula Susana Cardoso Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Crianças
Educação em ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Crianças
Educação em ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Merecem reflexão, neste relatório, as diferentes dimensões que caracterizam a ação educativa que desenvolvemos em contexto de creche e jardim de infância. Ao nível dos referentes teóricos procuramos aprofundar conhecimentos acerca da aprendizagem na infância, os princípios orientadores e curriculares da educação de infância e a importância que educação em ciências assume nesta etapa educativa. Caraterizamos os dois contextos educativos em que nos integramos, refletindo sobre a organização do ambiente educativo e as caraterísticas dos grupos. Procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, desenvolvidas, incidindo no conhecimento do mundo em articulação com outras áreas e domínios. O principal objetivo do estudo que desenvolvemos sobre a prática educativa consistiu em aprofundar o conhecimento e o gosto pelas ciências na educação de infância, promovendo a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O estudo foi baseado numa perspetiva metodológica qualitativa, enveredando pela observação participante e recorrendo a técnicas e instrumentos diversos de recolha de dados, como as notas de campo, os registos fotográficos, áudio visuais e as produções das crianças, para que nos fosse possível triangular diferentes tipos de informação. Os resultados relevam a importância que a aprendizagem das ciências pode assumir no processo educativo pré-escolar, para o que se requer enveredar por estratégias que, de forma lúdica e criativa, se tornem facilitadoras de uma aprendizagem ativa e construtiva das crianças.In this report, the different dimensions which characterize the educational practice in kindergarden deserve our reflection. Regarding the theorical referents, we try to deepen the knowledge about the learning process during the childhood, to understand the most important principles of the curriculum in the pre-school education and its importance in this learning age. We characterize the two educational contexts in which we are integrated, reflecting about the environment of the educational organization and the groups’ characteristics. We do the description and the analysis of some learning experiences done, taking into account the relationship between the knowledge and the curriculum. Our main goal is to take a deeper look at the interest and knowledge and the sciences in the education during the childhood, improving the children´s learning process and their development. Our research is based in a qualitative and methodological prospective done through the active observation, working with techniques and different instruments that allow us to create a database taking into account our notes, pictures videos and the children´s works. It allows us to have different types of information. The results reveal the importance that sciences can assume in the learning process in the pre-school education, using playful and creative techniques that facilitate the children´s active and constructive learning process.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-09T17:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13708
TID:201989913
url http://hdl.handle.net/10198/13708
identifier_str_mv TID:201989913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135284273610752