A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Natalina Maria Marques Cravo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2613
Resumo: A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.
id RCAP_f43067a8e200600fc6a0449fee4564a0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalFormação contínuaProfessoresDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento organizacionalA Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.The in-service teachers training today, is a key to the development of any educational system. The very characteristics of society have created new demands in the domains of “knowing”, “know how” and especially “how to do” of the education professionals. In this context, in this study we intend to know how and in which way, in-school teachers training, fosters development of the teaching profession that combines the personal, professional and organizational needs. Regarding that objective, we developed a qualitative study, in a group of public schools, using semi structured interviews and covering teachers hierarchically organized from the top (management ), through middle management, to the base (teachers without assigned charges). The conclusions of the study are the fact that the teachers agree that school-centered training is an important factor of personal, professional and organizational development, however they admit that the implementation of this training model implies several limitations and constraints; they recognize that educational policies, in particular those pertaining the inservice teachers training is one of the main constraints to the implementation of this training model; they saw a need for profound changes in the future in this area.Simões, Maria de Fátima de JesusBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumGama, Natalina Maria Marques Cravo2014-11-12T12:32:02Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2613TID:201276941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:13.734676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
spellingShingle A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
Gama, Natalina Maria Marques Cravo
Formação contínua
Professores
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento organizacional
title_short A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title_full A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title_fullStr A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title_full_unstemmed A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title_sort A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
author Gama, Natalina Maria Marques Cravo
author_facet Gama, Natalina Maria Marques Cravo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Natalina Maria Marques Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Professores
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento organizacional
topic Formação contínua
Professores
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento organizacional
description A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-12T12:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2613
TID:201276941
url http://hdl.handle.net/10400.6/2613
identifier_str_mv TID:201276941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340040744960