Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39825 |
Resumo: | Num mundo empresarial cada vez mais preocupado com a satisfação do cliente, é inegável que a qualidade é um fator diferenciador que pode determinar o sucesso de uma organização. Nesse sentido, é essencial que exista um bom desempenho das equipas responsáveis por esse fator. Este relatório reflete o trabalho realizado ao longo de oito meses na Atepeli, uma empresa de produção de componentes de marroquinaria de luxo. O projeto foi desenvolvido no departamento da qualidade, que tem como principal objetivo a entrega de produtos conformes aos seus clientes. Tendo em consideração a inexistência de qualquer ferramenta de avaliação e gestão do desempenho do departamento da qualidade, surgiu a necessidade de criar mecanismos que possibilitem o acompanhamento diário dos processos inerentes ao departamento e das funções desempenhadas pelos seus colaboradores. Deste modo, o objetivo do projeto realizado na Atepeli consistiu na definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho para o departamento da qualidade da empresa, no atelier de Penafiel. De forma a responder a este desafio, foram analisados os vários processos inerentes ao departamento, com o intuito de definir um conjunto de indicadores que permitissem a monitorização do desempenho do mesmo. Após definidos os indicadores a utilizar, foi desenvolvido um sistema, composto por diversas ferramentas, de forma a facilitar a obtenção e análise dos valores dos indicadores. Paralelamente, procedeu-se à criação de um relatório em Microsoft Power BI que permite a análise visual, rápida e contínua dos indicadores monitorizados. O resultado deste projeto reside na implementação e utilização do sistema definido que, através das suas diversas ferramentas, permite a gestão do desempenho do departamento da qualidade. |
id |
RCAP_f45d12815051196e2438d2ea04c5e45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39825 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidadeQualidadeGestão do desempenhoIndicadoresMonitorizaçãoMapeamento de processosPower BINum mundo empresarial cada vez mais preocupado com a satisfação do cliente, é inegável que a qualidade é um fator diferenciador que pode determinar o sucesso de uma organização. Nesse sentido, é essencial que exista um bom desempenho das equipas responsáveis por esse fator. Este relatório reflete o trabalho realizado ao longo de oito meses na Atepeli, uma empresa de produção de componentes de marroquinaria de luxo. O projeto foi desenvolvido no departamento da qualidade, que tem como principal objetivo a entrega de produtos conformes aos seus clientes. Tendo em consideração a inexistência de qualquer ferramenta de avaliação e gestão do desempenho do departamento da qualidade, surgiu a necessidade de criar mecanismos que possibilitem o acompanhamento diário dos processos inerentes ao departamento e das funções desempenhadas pelos seus colaboradores. Deste modo, o objetivo do projeto realizado na Atepeli consistiu na definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho para o departamento da qualidade da empresa, no atelier de Penafiel. De forma a responder a este desafio, foram analisados os vários processos inerentes ao departamento, com o intuito de definir um conjunto de indicadores que permitissem a monitorização do desempenho do mesmo. Após definidos os indicadores a utilizar, foi desenvolvido um sistema, composto por diversas ferramentas, de forma a facilitar a obtenção e análise dos valores dos indicadores. Paralelamente, procedeu-se à criação de um relatório em Microsoft Power BI que permite a análise visual, rápida e contínua dos indicadores monitorizados. O resultado deste projeto reside na implementação e utilização do sistema definido que, através das suas diversas ferramentas, permite a gestão do desempenho do departamento da qualidade.In a business world increasingly concerned with customer satisfaction, it is undeniable that quality is a differentiating factor that can determine the success of an organization. In this sense, it is essential that the teams responsible for this factor present a good performance. This report reflects the work carried out over eight months at Atepeli, a luxury leather goods component production company. The project was developed in the quality department, which has as its main objective the delivery of compliant products to its customers. Considering the absence of a tool for performance evaluation and management of the quality department there was the need to create mechanisms that allow the daily monitoring of the processes inherent to the department and of the functions performed by its employees. Thus, the objective of the project developed at Atepeli was the definition and implementation of a performance management system for company’s quality department, in the Penafiel atelier. In order to meet this challenge, the processes inherent to the department were analysed with the aim of defining a set of indicators that allow the monitoring of their performance. After defining the indicators to be used, a system was developed, composed of several tools, in order to facilitate the calculation and analysis of the indicators’ values. At the same time, a report was created in Microsoft Power BI that allows visual, quick and continuous analysis of the monitored indicators. The result of this project lies in the implementation and use of the defined system which, through several tools, allows the performance management of the quality department.2023-12-15T13:36:36Z2023-07-11T00:00:00Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39825porMendes, Cidália Isabel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:04Zoai:ria.ua.pt:10773/39825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:00.520282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
title |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
spellingShingle |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade Mendes, Cidália Isabel Oliveira Qualidade Gestão do desempenho Indicadores Monitorização Mapeamento de processos Power BI |
title_short |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
title_full |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
title_fullStr |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
title_full_unstemmed |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
title_sort |
Definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho num departamento da qualidade |
author |
Mendes, Cidália Isabel Oliveira |
author_facet |
Mendes, Cidália Isabel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Cidália Isabel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Gestão do desempenho Indicadores Monitorização Mapeamento de processos Power BI |
topic |
Qualidade Gestão do desempenho Indicadores Monitorização Mapeamento de processos Power BI |
description |
Num mundo empresarial cada vez mais preocupado com a satisfação do cliente, é inegável que a qualidade é um fator diferenciador que pode determinar o sucesso de uma organização. Nesse sentido, é essencial que exista um bom desempenho das equipas responsáveis por esse fator. Este relatório reflete o trabalho realizado ao longo de oito meses na Atepeli, uma empresa de produção de componentes de marroquinaria de luxo. O projeto foi desenvolvido no departamento da qualidade, que tem como principal objetivo a entrega de produtos conformes aos seus clientes. Tendo em consideração a inexistência de qualquer ferramenta de avaliação e gestão do desempenho do departamento da qualidade, surgiu a necessidade de criar mecanismos que possibilitem o acompanhamento diário dos processos inerentes ao departamento e das funções desempenhadas pelos seus colaboradores. Deste modo, o objetivo do projeto realizado na Atepeli consistiu na definição e implementação de um sistema de gestão do desempenho para o departamento da qualidade da empresa, no atelier de Penafiel. De forma a responder a este desafio, foram analisados os vários processos inerentes ao departamento, com o intuito de definir um conjunto de indicadores que permitissem a monitorização do desempenho do mesmo. Após definidos os indicadores a utilizar, foi desenvolvido um sistema, composto por diversas ferramentas, de forma a facilitar a obtenção e análise dos valores dos indicadores. Paralelamente, procedeu-se à criação de um relatório em Microsoft Power BI que permite a análise visual, rápida e contínua dos indicadores monitorizados. O resultado deste projeto reside na implementação e utilização do sistema definido que, através das suas diversas ferramentas, permite a gestão do desempenho do departamento da qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T13:36:36Z 2023-07-11T00:00:00Z 2023-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39825 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137750332473344 |