Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6816 |
Resumo: | O Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas. |
id |
RCAP_f485c4505149c5f262e431d62858d443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria FarmacêuticaDepartamento de VendasIdentidade OrganizacionalMercado EmpresarialMotivaçãoOutsourcingProdutividadeSector FarmacêuticoO Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas.Romão, IsabelRepositório ComumNelas, Francisco2014-10-10T18:06:28Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6816201126117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:51.892052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
title |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
spellingShingle |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica Nelas, Francisco Departamento de Vendas Identidade Organizacional Mercado Empresarial Motivação Outsourcing Produtividade Sector Farmacêutico |
title_short |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
title_full |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
title_fullStr |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
title_full_unstemmed |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
title_sort |
Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica |
author |
Nelas, Francisco |
author_facet |
Nelas, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romão, Isabel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nelas, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Departamento de Vendas Identidade Organizacional Mercado Empresarial Motivação Outsourcing Produtividade Sector Farmacêutico |
topic |
Departamento de Vendas Identidade Organizacional Mercado Empresarial Motivação Outsourcing Produtividade Sector Farmacêutico |
description |
O Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-10T18:06:28Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6816 201126117 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6816 |
identifier_str_mv |
201126117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130004825571328 |