Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549
Resumo: O desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades.
id RCAP_625e40eb422c9715527001c9896e0961
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infânciaLiteracia emergenteJardim de infânciaLinguagem escritaO desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades.2017-12-21T16:52:49Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2549por2386-7418http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042Silva, Cristina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:20.254630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
title Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
spellingShingle Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
Silva, Cristina Vieira
Literacia emergente
Jardim de infância
Linguagem escrita
title_short Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
title_full Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
title_fullStr Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
title_full_unstemmed Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
title_sort Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
author Silva, Cristina Vieira
author_facet Silva, Cristina Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Jardim de infância
Linguagem escrita
topic Literacia emergente
Jardim de infância
Linguagem escrita
description O desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T16:52:49Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628618907648