Perfil do comprador de viagens online vs. offline : o efeito moderador do canal de distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugénio, João Pedro Gaspar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12785
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Perfil do comprador de viagens online vs. offline : o efeito moderador do canal de distribuiçãocompradorescanal de distribuiçãocanal onlinecanal offlineagências de viagensturismoefeito moderadorbuyersdistribution channelonline channeloffline channeltravel agenciestourismmoderating effectMestrado em MarketingO estudo teve como principais objectivos definir o perfil do comprador offline e online de viagens através da análise das variáveis psicográficas/sócio-demográficas do comprador e analisar a relação entre estas variáveis e a compra de viagens, avaliando o possível efeito moderador do canal de distribuição. Os resultados obtidos permitiram identificar que os compradores que recorreram ao canal online têm um nível de aversão ao risco inferior, são mais impulsivos, têm um nível de habilitações literárias superior, são mais novos e a prevalência de indivíduos do género masculino é inferior face aos compradores que recorreram ao canal offline para comprar viagens. Verificou-se ainda que as variáveis aversão ao risco, habilitações literárias e idade são preditores da compra de viagens. De referir também que foi possível concluir que o canal de distribuição tem um efeito moderador na relação entre o nível de habilitações literárias e a compra de viagens. Ao nível académico, este estudo irá contribuir para a caracterização do comprador offline e online de viagens e da relação entre as características psicográficas e sócio-demográficas destes compradores e a compra de viagens. Ao nível da gestão este estudo pode auxiliar as organizações no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing mais eficazes face às características dos seus compradores, quer recorram ao canal online ou ao offline para comprar viagens.The study aims to define the online and offline buyers' profile by analysing the psychographic/sociodemographic variables and to analyse the relationship between these variables and the purchase of travel products, trying at the same time to evaluate the potential moderating effects of the distribution channel. Based on the results it was possible to identify that online buyers have a lower level of risk aversion, are more impulsive, have a higher level of educational qualifications, are younger and the number of male subjects is lower compared to buyers who turn to the offline channel. It was also found that the variables risk aversion, education and ages are travel products purchase predictors. Also noted that it was possible to conclude that the distribution channel has a moderating effect on the relationship between the level of education and the purchase of travel products. At an academic level, this study will contribute for the characterization of the online and offline travel products buyer profile and for the characterization of the relationship between the psychographic/sociodemographic characteristics of these buyers and the purchase of travel products. At a management level this study can assist organizations in the development of more effective communication and marketing strategies that meet theirs buyers characteristics, who can either use the online or offline channel to purchase travel products.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaEugénio, João Pedro Gaspar2017-06-01T00:30:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12785porEugénio, João Pedro Gaspar (2016). "Perfil do comprador de viagens online vs. offline : o efeito moderador do canal de distribuição". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:52.332594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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