Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexandra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73609
Resumo: São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.
id RCAP_f4d09a81233a296ec2808bc852cf2446
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formaçãoWhat mathematical knowledge for teaching in the early years? Challenges for trainingQuelles connaissances mathématiques pour enseigner dans les premières années? Défis pour la formationConhecimento matemático para ensinarFormação de professoresAnos iniciaisMathematical knowledge for teachingTeacher trainingEarly yearsConnaissances mathématiques pour enseignerFormation des enseignantsPremières annéesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeSão muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.Today there are many and varied challenges for the training of mathematics teachers. When you think of teachers in the early years, the challenges are even greater. On the one hand, these teachers are generalists, and are not exclusively mathematics teachers. On the other hand, the mathematical knowledge of these teachers is often devalued because it is believed that the mathematics that is taught in the early years is simple and consequently easy to teach. It is a wrong belief because, despite being elementary, this Mathematics is the foundation of future mathematical constructions and contains the rudiments of many important concepts of advanced branches of the discipline. Assuming that teacher’s knowledge is central to the teaching and learning process, it is important to determine what mathematical knowledge(s) is necessary to teach. In this article we will focus our attention on the mathematical knowledge for teaching and present some research results that illustrate critical points and difficulties in the knowledge of (future) teachers and that point out clues to conceptualize teacher training.La formation des enseignants de mathématiques est aujourd’hui confrontée à des défis nombreux et variés. Lorsque on pense aux enseignants dans les premières années, les défis sont encore plus grands. D’une part, ces professeurs sont généralistes et ne sont pas exclusivement des enseignants de mathématiques. D’un autre côté, les connaissances mathématiques de ces enseignants sont souvent dévalorisées car on pense que les mathématiques enseignées dans les premières années sont simples et par conséquent faciles à enseigner. C’est une fausse croyance car, bien qu’étant élémentaire, cette mathématique est le fondement de futures constructions mathématiques et contient les rudiments de nombreux concepts importants de branches avancées de la discipline. En supposant que les connaissances de l’enseignant sont au cœur du processus d’enseignement et d’apprentissage, il est important de déterminer quelles connaissances mathématiques sont nécessaires pour enseigner. Dans cet article, nous concentrerons notre attention sur les connaissances mathématiques pour enseigner et présenterons quelques résultats de recherche qui illustrent les points critiques et les difficultés dans les connaissances des (futurs) enseignants et qui indiquent des indices pour conceptualiser la formation des enseignants.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020.Editora UNOESCUniversidade do MinhoGomes, Alexandra2021-03-232021-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73609porGomes, A. (2021). Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro, 46, e23839. https://doi.org/10.18593/r.v46i.238390104-43112177-605910.18593/r.v46i.23839https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23839info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:52.827997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
What mathematical knowledge for teaching in the early years? Challenges for training
Quelles connaissances mathématiques pour enseigner dans les premières années? Défis pour la formation
title Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
spellingShingle Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
Gomes, Alexandra
Conhecimento matemático para ensinar
Formação de professores
Anos iniciais
Mathematical knowledge for teaching
Teacher training
Early years
Connaissances mathématiques pour enseigner
Formation des enseignants
Premières années
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
title_full Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
title_fullStr Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
title_full_unstemmed Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
title_sort Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
author Gomes, Alexandra
author_facet Gomes, Alexandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento matemático para ensinar
Formação de professores
Anos iniciais
Mathematical knowledge for teaching
Teacher training
Early years
Connaissances mathématiques pour enseigner
Formation des enseignants
Premières années
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Conhecimento matemático para ensinar
Formação de professores
Anos iniciais
Mathematical knowledge for teaching
Teacher training
Early years
Connaissances mathématiques pour enseigner
Formation des enseignants
Premières années
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23
2021-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73609
url http://hdl.handle.net/1822/73609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, A. (2021). Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro, 46, e23839. https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839
0104-4311
2177-6059
10.18593/r.v46i.23839
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNOESC
publisher.none.fl_str_mv Editora UNOESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133025497251840