A comunicação no cinema independente: a conceção e receção das campanhas de promoção dos filmes Hereditário (2018) e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (2022)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30136 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
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A comunicação no cinema independente: a conceção e receção das campanhas de promoção dos filmes Hereditário (2018) e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (2022)The comunicacation in independent cinema: the conception and reception of the promotional campaigns for the films Hereditary (2018) and Everything Everywhere All at Oncecomunicação estratégica;campanhas de promoção;comunicação integrada de marketing;marketing no contexto fílmico;cinema independente ou indie e públicos;strategic communication;promotional campaigns;integrated marketing communication;marketing in the film context;independent or indie cinema and publics.Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoO cinema independente é um campo cinematográfico novo, distinto às alternativas no mercado e em crescimento no âmbito financeiro e crítico. Pela sua natureza especializada e de reduzido orçamento, exige comunicação promocional diferente do cinema comercial. Assim, tendo em conta a reduzida literatura, considera-se pertinente a investigação da promoção no cinema independente, alvejando as campanhas de promoção aplicadas pelo estúdio A24 para os filmes Hereditário e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo. Esta dissertação propõe-se a compreender a conceção e receção das campanhas de promoção adotadas pelo estúdio A24 para os filmes Hereditário e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo. O estudo é realizado com base em análise mista, recorrendo primeiramente à recolha quantitativa de publicações nas redes sociais online, assim como uma amostra de comentários. De seguida, efetuou-se uma análise da retórica em seletos materiais promocionais e foi realizada uma reunião de focus group com membros do público-alvo. Alvejando as decisões estratégicas na promoção do setor, realizou-se uma entrevista com um produtor independente português. A utilização dos media digitais e esforços para alimentar a palavra do público (word-of-mouth) foram predominantes, sendo ambos ferramentas fundamentais em cinema independente. Recaindo o ónus sobre o cineasta na promoção, os materiais promocionais assumem um pendor sobretudo emotivo, não obstante, também, com detalhes vincados no destaque do prestígio e conteúdo dos filmes.O público indie distingue-se pela sua composição de apreciadores de cinema e conteúdo cultural e social, que utilizam a internet e redes sociais online como ferramentas de informação. Já tendo um público online formado, a resposta dos comentários à promoção foi maioritariamente positiva e interessada. Em contraste, a dos participantes do focus group foi mista e de desinteresse.Independent cinema is a new field of filmmaking, different from the alternatives on the market and with financial plus critical growth. Due to its specialized nature of lower budget, it requires different promotional communication from commercial cinema. Therefore, in view of the limited literature, it is considered pertinent to investigate promotion in independent cinema, targeting the promotional campaigns applied by studio A24 for the films Hereditary and Everything Everywhere All at Once. This dissertation aims to understand the conception and reception of the promotional campaigns adopted by studio A24 for the films Hereditary and Everything Everywhere All at Once. The study is based on a mixed analysis, using first a quantitative collection of posts on online social networks, as well as a sample of comments. This was followed by an analysis of the rhetoric in selected promotional materials and a focus group meeting with members of the target audience. Targeting strategic decisions in promoting the sector, an interview was also conducted with an independent Portuguese producer. The use of digital media and word-of-mouth efforts were predominant, both of which are fundamental tools in independent cinema. With the focus being placed on the filmmaker to promote, although the promotional materials have a mainly emotive slant, there are also details highlighting the prestige and content of the films. The indie public is distinguished by its composition of lovers of film and of cultural and social content, who use the internet and online social networks as information tools. Having already built up an online public, the response to the promotion in the comments was mostly positive and interested. In contrast, that of the focus group participants was mixed and uninterested.Carla Isabel Simoes Dos Santos CruzRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Afonso Vicente Marrocano de2024-02-15T14:44:27Z2024-02-062024-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30136TID:203531272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:43.925234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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