Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo Jorge Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61864
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
id RCAP_f55129b098ee8a08f1b7ce0bf734b0bc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da SumolDifferentiated post-production in advertising: color, brightness and contrast strategies: a case study of Sumol refrigerantsAudiovisualComunicaçãoNarrativaPós-produçãoPublicidadeAdvertisingCommunicationNarrativePost-productionCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)O presente trabalho reporta-se a um estudo no âmbito do estágio curricular referente ao Mestrado em Ciências da Comunicação, Área de Especialização em Audiovisual e Multimédia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O estágio decorreu na empresa produtora de conteúdos audiovisuais Panorâmica 35, e foi no decorrer desse contexto prático, e das atividades aí desenvolvidas diariamente, que surgiu a curiosidade e a vontade em analisar o potencial estético da comunicação audiovisual, como também as estratégias e critérios visuais na comunicação. É sabido que a comunicação se processa a vários níveis e um dos mais importantes é a vertente visual. Na publicidade, a divulgação das atividades, serviços ou produtos de uma empresa é por norma orientada a um público-alvo. Foi com base nesse enquadramento que se realizou este estudo de caso assente na análise de dois filmes publicitários da marca “Sumol”, exibidos em dois países culturalmente diferentes, como é o caso de Portugal e Angola. Pretende-se, com isso, orientar a análise não só para a questão da segmentação geográfica dos públicos por países (diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, políticos, etc.), mas também para o potencial estético do produto audiovisual (dimensões técnicas de cor, brilho, contraste, cor, etc.). O estudo remete igualmente para a compreensão dos critérios que nortearam as estratégias dos criativos, das produtoras e dos realizadores na definição dos elementos estéticos de um filme publicitário por forma a “adequá-lo” a determinados mercados, no caso concreto, de um contexto europeu (Portugal) e africano (Angola).This report refers to a research study within the scope of the curricular traineeship related to the Master in Communication Sciences, Area of Specialization in Audiovisual and Multimedia, of the Institute of Social Sciences of the University of Minho. The stage took place in the audiovisual production company Panorâmica 35, and it was during this practical context, and the activities developed there daily, that the need and desire to investigate the aesthetic potential of audiovisual communication, as well as the strategies and criteria visual communication. It is known that communication takes place on several levels and one of the most important is visual communication. In advertising, the disclosure of a company's activities, services, or products is usually targeted to a target audience. Based on this theme, this case study was based on the analysis of two "Sumol" brand advertising films, which are shown in two culturally different countries, such as Portugal and Angola. A comparative analysis was carried out on the visual objectives and strategies used in the post-production phase of advertising films (taking into account color, brightness, contrast and sound criteria) that were formalized in the production of two commercial advertisements of the same products, although for different markets.Sá, AlbertoUniversidade do MinhoDias, Paulo Jorge Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61864por202293505info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:28.574087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
Differentiated post-production in advertising: color, brightness and contrast strategies: a case study of Sumol refrigerants
title Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
spellingShingle Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
Dias, Paulo Jorge Fernandes
Audiovisual
Comunicação
Narrativa
Pós-produção
Publicidade
Advertising
Communication
Narrative
Post-production
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
title_full Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
title_fullStr Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
title_full_unstemmed Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
title_sort Pós-produção diferenciada em publicidade: estratégias de cor, brilho e contraste: um estudo de caso do refrigerante da Sumol
author Dias, Paulo Jorge Fernandes
author_facet Dias, Paulo Jorge Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo Jorge Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Comunicação
Narrativa
Pós-produção
Publicidade
Advertising
Communication
Narrative
Post-production
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Audiovisual
Comunicação
Narrativa
Pós-produção
Publicidade
Advertising
Communication
Narrative
Post-production
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61864
url http://hdl.handle.net/1822/61864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202293505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133019833892864