Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Filipa Alegrete da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43959
Resumo: A importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.
id RCAP_f589f506f652738047134eb0503358d1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos paisAmbiente EducativoEspaço ExteriorNaturezaBrincarPaisFamíliaEducação Pré-EscolarA importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumRocha, Ana Filipa Alegrete da2023-02-28T11:37:56Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43959TID:203197771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.217327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
title Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
spellingShingle Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
Rocha, Ana Filipa Alegrete da
Ambiente Educativo
Espaço Exterior
Natureza
Brincar
Pais
Família
Educação Pré-Escolar
title_short Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
title_full Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
title_fullStr Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
title_full_unstemmed Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
title_sort Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
author Rocha, Ana Filipa Alegrete da
author_facet Rocha, Ana Filipa Alegrete da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Filipa Alegrete da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Educativo
Espaço Exterior
Natureza
Brincar
Pais
Família
Educação Pré-Escolar
topic Ambiente Educativo
Espaço Exterior
Natureza
Brincar
Pais
Família
Educação Pré-Escolar
description A importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-28T11:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43959
TID:203197771
url http://hdl.handle.net/10400.26/43959
identifier_str_mv TID:203197771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130944983007232