Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43959 |
Resumo: | A importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. |
id |
RCAP_f589f506f652738047134eb0503358d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos paisAmbiente EducativoEspaço ExteriorNaturezaBrincarPaisFamíliaEducação Pré-EscolarA importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumRocha, Ana Filipa Alegrete da2023-02-28T11:37:56Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43959TID:203197771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.217327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
title |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
spellingShingle |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais Rocha, Ana Filipa Alegrete da Ambiente Educativo Espaço Exterior Natureza Brincar Pais Família Educação Pré-Escolar |
title_short |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
title_full |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
title_fullStr |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
title_full_unstemmed |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
title_sort |
Contexto de educação pré-escolar em ambiente exterior: visão e expectativas dos pais |
author |
Rocha, Ana Filipa Alegrete da |
author_facet |
Rocha, Ana Filipa Alegrete da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Filipa Alegrete da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educativo Espaço Exterior Natureza Brincar Pais Família Educação Pré-Escolar |
topic |
Ambiente Educativo Espaço Exterior Natureza Brincar Pais Família Educação Pré-Escolar |
description |
A importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem vindo a ganhar particular relevo na investigação científica (Fjørtoft, 2004; Little & Eager, 2010; Maynard, Waters & Clement, 2013; Sandseter, 2009; Stephenson, 2002; Waite, 2010). Neste sentido, este estudo pretende analisar a visão e expectativas de um grupo de 10 pais de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de um grupo de Educação Pré-Escolar que se encontra permanentemente em contexto exterior. A recolha dos dados relativos às perspetivas dos pais foi feita com recurso a questionário, reportando-se ao momento anterior à inscrição da criança no contexto exterior, após a frequência de um ano no contexto exterior e interesses das crianças neste contexto. Os resultados mostram que os pais inquiridos reportam insegurança e medo acerca do contexto exterior aquando da inscrição. Contudo após um ano de frequência das crianças neste mesmo contexto, as expectativas dos pais inquiridos são superadas, realçando os benefícios deste contexto a nível do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T11:37:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43959 TID:203197771 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43959 |
identifier_str_mv |
TID:203197771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130944983007232 |