Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12354 |
Resumo: | No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro. |
id |
RCAP_f5e9e33a773f7eff9174b646f7467e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12354 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informáticaDidácticaEnsino da informáticaTecnologia da informaçãoEstratégias de aprendizagemEnsino assistido por computadorNo presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.Universidade de veiro2018-07-20T14:00:45Z2013-01-01T00:00:00Z20132015-10-30T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12354TID:201583518porPereira, Luís Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:30Zoai:ria.ua.pt:10773/12354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:33.749377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
title |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
spellingShingle |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática Pereira, Luís Miguel Oliveira Didáctica Ensino da informática Tecnologia da informação Estratégias de aprendizagem Ensino assistido por computador |
title_short |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
title_full |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
title_fullStr |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
title_full_unstemmed |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
title_sort |
Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
author |
Pereira, Luís Miguel Oliveira |
author_facet |
Pereira, Luís Miguel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luís Miguel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didáctica Ensino da informática Tecnologia da informação Estratégias de aprendizagem Ensino assistido por computador |
topic |
Didáctica Ensino da informática Tecnologia da informação Estratégias de aprendizagem Ensino assistido por computador |
description |
No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-10-30T12:00:00Z 2018-07-20T14:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12354 TID:201583518 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12354 |
identifier_str_mv |
TID:201583518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de veiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de veiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137536522584064 |