Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12354
Resumo: No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.
id RCAP_f5e9e33a773f7eff9174b646f7467e72
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informáticaDidácticaEnsino da informáticaTecnologia da informaçãoEstratégias de aprendizagemEnsino assistido por computadorNo presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.Universidade de veiro2018-07-20T14:00:45Z2013-01-01T00:00:00Z20132015-10-30T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12354TID:201583518porPereira, Luís Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:30Zoai:ria.ua.pt:10773/12354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:33.749377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
title Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
spellingShingle Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
Pereira, Luís Miguel Oliveira
Didáctica
Ensino da informática
Tecnologia da informação
Estratégias de aprendizagem
Ensino assistido por computador
title_short Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
title_full Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
title_fullStr Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
title_full_unstemmed Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
title_sort Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática
author Pereira, Luís Miguel Oliveira
author_facet Pereira, Luís Miguel Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Miguel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica
Ensino da informática
Tecnologia da informação
Estratégias de aprendizagem
Ensino assistido por computador
topic Didáctica
Ensino da informática
Tecnologia da informação
Estratégias de aprendizagem
Ensino assistido por computador
description No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-10-30T12:00:00Z
2018-07-20T14:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12354
TID:201583518
url http://hdl.handle.net/10773/12354
identifier_str_mv TID:201583518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de veiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de veiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137536522584064