Comportamento de compra online da geração Y em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandy de Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10492
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_f5d5b737434efee4f5871df5bc26a49e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento de compra online da geração Y em PortugalComércio electrónicoComportamento do consumidorCompra onlineGeração YModelo de Aceitação TecnológicoE-commerceConsumer behaviorOnline shoppingGeneration YTechnology Acceptance ModelMestrado em MarketingA geração Y representa um mercado de jovens adultos e adultos que acompanharam o crescimento exponencial da Internet, e por isso representam um forte atractivo de mercado no âmbito das compras online. Neste estudo é analisado o perfil da geração Y que compra online e analisa-se quais os determinantes da intenção de compra online, incorporando os seguintes factores: utilidade percebida, facilidade de uso percebido, confiança, segurança, privacidade, normas subjectivas, inovação, características do website (conteúdo e design), risco percebido (financeiro, desempenho do produto, perda de tempo/inconveniência); Benefícios Percebidos (conveniência, variedade de produtos, facilidade de compra) e a satisfação. Foi feita uma análise de clusters, sendo que os resultados demonstraram a existência de três perfis de compradores online - os desconfiados, os moderados e os entusiastas. Evidencia-se ainda, através da realização de uma regressão linear múltipla, que os factores satisfação, utilidade percebida, segurança, benefício de conveniência na compra, variedade de produtos e inovação são os factores que apresentaram um impacto positivo e significativo na intenção de comprar online.Generation Y represents a big market of young adults and adults that has followed the exponential Internet growth, representing a strong attractive market on online purchase scope. In this study, the generation Y sample profile that buys online is analyzed and the determinants of the online purchase intention were verified, incorporating the following factors: perceived utility, perceived ease of use, trust, security, privacy, subjective norms, innovation, website features (content and design), perceived risk (financial, product performance, time loss/inconvenience); perceived benefits (convenience, product variety, purchase easiness) and satisfaction. A cluster analysis has been performed and results demonstrated the existence of three profiles among online buyers- the suspicious, the moderate and the enthusiastic. It is also emphasized that, through a Multiple Linear Regression, factors like satisfaction, perceived utility, security, convenience benefits in purchase, product variety and innovation, revealed a positive impact on online purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaFigueiredo, Sandy de Amaral2016-05-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10492porFigueiredo, Sandy de Amaral (2015). "Comportamento de compra online da geração Y em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:56.762902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
title Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
spellingShingle Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
Figueiredo, Sandy de Amaral
Comércio electrónico
Comportamento do consumidor
Compra online
Geração Y
Modelo de Aceitação Tecnológico
E-commerce
Consumer behavior
Online shopping
Generation Y
Technology Acceptance Model
title_short Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
title_full Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
title_fullStr Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
title_full_unstemmed Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
title_sort Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
author Figueiredo, Sandy de Amaral
author_facet Figueiredo, Sandy de Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sandy de Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio electrónico
Comportamento do consumidor
Compra online
Geração Y
Modelo de Aceitação Tecnológico
E-commerce
Consumer behavior
Online shopping
Generation Y
Technology Acceptance Model
topic Comércio electrónico
Comportamento do consumidor
Compra online
Geração Y
Modelo de Aceitação Tecnológico
E-commerce
Consumer behavior
Online shopping
Generation Y
Technology Acceptance Model
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-01T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10492
url http://hdl.handle.net/10400.5/10492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, Sandy de Amaral (2015). "Comportamento de compra online da geração Y em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051830804480