A importância da presença dos Social Media no Employer Branding: efeito geracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, José António Vinagre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31009
Resumo: A reflexão deste estudo pretende aproximar o nosso olhar das Redes Sociais que emergem no espaço organizacional, procurando entender de que forma esta nova maneira de comunicar se insere no Employer Branding. As Redes Sociais têm tomado conta da vida quotidiana, não apenas para os indivíduos, mas também para as empresas, e, como resultado da crescente dependência das Redes Sociais e da Internet para obter informações, a presença de propostas de emprego online tornou-se fundamental para recrutar colaboradores. Este estudo pretendeu analisar a importância da presença das Redes Sociais como dimensão da Atratividade do Empregador, e, se essa presença é influenciada pela variável geracional. Foi efetuado um estudo exploratório e comparativo onde fizeram parte 118 sujeitos com idades compreendidas entre os 20 e os 66 anos e, para mensuração das variáveis, foi utilizada a escala da Atratividade do Empregador de Berthon, Ewing e Hah (2005) e os itens referentes às Redes Sociais da escala da Atratividade do Empregador utilizada por Sivertzen, Nilsen e Olafsen (2013). Foi possível verificar quais os fatores em que os empregadores se devem focar nas suas estratégias de Employer Branding tendo em conta o que os candidatos valorizam quando procuram um potencial empregador e qual o grau de importância atribuído a cada fator pela Geração X e Geração Y. Observou-se ainda que as Redes Sociais não são uma dimensão determinante da Atratividade do Empregador mas demonstraram ser um atributo importante e com tendência de crescimento na sua relevância para os potenciais candidatos a uma empresa. Este estudo é original na maneira como combina o Employer Branding e as Redes Sociais e terá valor para os processos de recrutamento e retenção de colaboradores.
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