Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Ana Mafalda Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9112
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características.
id RCAP_f5f46513c8976fbbe1ddf438e9681292
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoAprendizagem Cooperativaensino e aprendizagem da Matemáticafeedbackensino básicoO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características.This Training Report, essential for obtaining a Master's in Teaching and Education of the 1st and 2 cycle of basic education, was based on the teaching practice carried out in Vila Real, in a basic school “Centro Escolar da Araucária”, and in a middle school “Escola EB2/3 Diogo Cão” in Vila Real. This final report is included in the area of mathematics education and we want to show the importance of the Cooperative Learning in a school context. We emphasize the relevance of this methodology for the acquisition of social competences when working in groups, what types of groups that can be formed in a school context, and what are the criteria for their constitution. We highlight the roles that the students and the teacher need to take in order to effectively take Cooperative Learning and present several tasks in which this methodology was implemented. Not forgetting the evaluation, especially the formative one, we defined the important feedback concept and presented its main characteristics.2019-03-06T16:25:01Z2018-12-07T00:00:00Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9112TID:202323749porMadureira, Ana Mafalda Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:05.523999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Madureira, Ana Mafalda Borges
Aprendizagem Cooperativa
ensino e aprendizagem da Matemática
feedback
ensino básico
title_short Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Madureira, Ana Mafalda Borges
author_facet Madureira, Ana Mafalda Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Ana Mafalda Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
ensino e aprendizagem da Matemática
feedback
ensino básico
topic Aprendizagem Cooperativa
ensino e aprendizagem da Matemática
feedback
ensino básico
description O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T00:00:00Z
2018-12-07
2019-03-06T16:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9112
TID:202323749
url http://hdl.handle.net/10348/9112
identifier_str_mv TID:202323749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137084576890880