Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9112 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características. |
id |
RCAP_f5f46513c8976fbbe1ddf438e9681292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoAprendizagem Cooperativaensino e aprendizagem da Matemáticafeedbackensino básicoO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características.This Training Report, essential for obtaining a Master's in Teaching and Education of the 1st and 2 cycle of basic education, was based on the teaching practice carried out in Vila Real, in a basic school “Centro Escolar da Araucária”, and in a middle school “Escola EB2/3 Diogo Cão” in Vila Real. This final report is included in the area of mathematics education and we want to show the importance of the Cooperative Learning in a school context. We emphasize the relevance of this methodology for the acquisition of social competences when working in groups, what types of groups that can be formed in a school context, and what are the criteria for their constitution. We highlight the roles that the students and the teacher need to take in order to effectively take Cooperative Learning and present several tasks in which this methodology was implemented. Not forgetting the evaluation, especially the formative one, we defined the important feedback concept and presented its main characteristics.2019-03-06T16:25:01Z2018-12-07T00:00:00Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9112TID:202323749porMadureira, Ana Mafalda Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:05.523999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Madureira, Ana Mafalda Borges Aprendizagem Cooperativa ensino e aprendizagem da Matemática feedback ensino básico |
title_short |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
author |
Madureira, Ana Mafalda Borges |
author_facet |
Madureira, Ana Mafalda Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madureira, Ana Mafalda Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa ensino e aprendizagem da Matemática feedback ensino básico |
topic |
Aprendizagem Cooperativa ensino e aprendizagem da Matemática feedback ensino básico |
description |
O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07T00:00:00Z 2018-12-07 2019-03-06T16:25:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9112 TID:202323749 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9112 |
identifier_str_mv |
TID:202323749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137084576890880 |