Potencialidades do storytelling como promotor de competências de comunicação na temática "Diversidade na Biosfera" em alunos do 10º ano do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Catarina Nunes Ramalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52475
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling Potencialidades do storytelling como promotor de competências de comunicação na temática "Diversidade na Biosfera" em alunos do 10º ano do ensino secundárioCompetência comunicativa (Linguística)Tecnologia educativaCriatividadeLiteracia científicaCiências - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O storytelling é um dos métodos de comunicação mais antigo utilizado para transmitir ideias e conhecimentos, e consiste na utilização de histórias ou narrativas. Com a evolução das tecnologias, o storytelling sofreu também alterações, tendo surgido o storytelling digital. Este consiste na arte de combinar o contar uma história com recurso a uma variedade de meios digitais. Neste trabalho foram desenvolvidas narrativas recorrendo a estratégias de storytelling para aplicar em sala de aula, e foram também propostas atividades de desenvolvimento de histórias (digitais e escritas) por parte dos alunos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, com o objetivo de analisar as potencialidades do storytelling no desenvolvimento de competências de comunicação, tentando compreender outras competências desenvolvidas (como pensamento crítico), as dificuldades sentidas, e as perceções dos alunos relativamente à estratégia aplicada. Para tal, a recolha de dados foi realizada através de observação não estruturada e estruturada, inquéritos por questionário e recolha documental. O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tendo decorrido numa escola pública de ensino secundário, situada na zona centro-oriental de Lisboa. Esteve enquadrado no módulo inicial – Diversidade na Biosfera – do programa de Biologia e Geologia de 10º ano, sendo que envolveu uma turma de 10º ano com 23 alunos. O estudo foi desenvolvido quase na sua totalidade em regime online, sendo que se recorreu à plataforma Zoom para a lecionação das aulas, à exceção das últimas seis aulas que decorreram em regime presencial. Pelos resultados obtidos, o storytelling mostra grandes potencialidades no desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita, assim como de diversas outras (como o pensamento crítico e criativo). Esta estratégia promove também o interesse dos alunos pelos conteúdos abordados e o seu envolvimento nas atividades desenvolvidas.Storytelling is one of the oldest methods of comunication used to pass information and ideas, and it consists in using stories or narratives. With the constant progress of technologies, storytelling has also sufferd some changes, whereas digital storytelling was created. Digital storytelling consists in the art of combining telling a storie with using a variety of digital tools. In this study storytelling was used using written narratives and using digital storytelling. There were activities in wich these were presented to the students and other activities in wich the students had to develop stories using these strategies. I used a qualitative aproach, following an interpretive paradigma, with the purpose of analising the potencial of storytelling in the development of comunication skills, also trying to understand, what other skills are developed (such as critical thinking), the difficulties students felt, and theyre overall perceptions of the strategie. In order to do that, the data collection was made by structered and non structured observation, questionnaire survey and documentary collection. This study was made within the Course Unit of “Iniciação à Prática Profissional IV” of the Master’s in teaching Biology and Geology, from the Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. It took place in a public high-school in the Lisbon district, and it was framed in the initial module – Diversity in the Biosphere- of the Biology and Geology program for 10th grade. It envolved a 10th grade class with 23 students, and most of the lessons were developed online (through the zoom platform), the lat six classes were in person. The results obtained show that storytelling has a great potential in the development of oral and writting skills, several other skills (such as critical and creative thinking), while also promoting students interest for the content covered and also the sudents involvement in the developed activities.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Ana Catarina Nunes Ramalho2022-04-21T09:39:26Z20212021-06-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:35.532987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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