A influência das ferramentas do marketing social na adoção de um animal de um abrigo através das redes sociais: O cão da Associação CãoViver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Marta Tavares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36294
Resumo: Anualmente são abandonados milhares de animais em Portugal. As associações de abrigo, os canis e gatis associados às Camaras Municipais encontram-se num estado de sobrelotação e com condições limitadas para garantir uma boa qualidade de vida a todos os animais que abrigam, apesar do seu constante esforço. Com o crescimento das redes sociais são cada vez mais as associações que procuram estas plataformas para fomentarem adoção animal e a recolha de donativos necessários para a sua sobrevivência. Desta forma, com base na literatura de marketing social e suas ferramentas, esta dissertação propõe compreender a influência que as redes sociais têm na adoção de um animal de um abrigo, estudando o caso da Associação CãoViver. Procedeu-se à análise netnográfica das publicações da associação nas suas diversas redes sociais, foi realizada uma entrevista com a voluntária responsável da associação e ainda realizado um inquérito acerca da adoção animais e das redes sociais. Os resultados obtidos permitem identificar os elementos mais relevantes na comunicação online das associações para influenciar a ação dos seguidores e assim apresentar diversas recomendações digitais com o objetivo de promover a mudança comportamental social desejada, ou seja, a adoção animal. Desta forma, foi elaborado um guia de recomendações digitais para a Associação CãoViver, com os resultados do inquérito realizado, recomendações dos inquiridos e indicações estratégicas de comunicação digital.
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