As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, José Alberto Peres Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3113
Resumo: Na presente investigação, de desenho transversal, que incidiu por trabalhadores de centros de contacto (N = 203), através de um modelo de equações estruturais, verificámos efeitos moderados e significativos entre a incivilidade dos supervisores e a exaustão emocional, entre esta e a incivilidade dos clientes e entre a última e o absentismo a curto prazo por motivos de saúde. No caso dos subcontratados os efeitos entre as variáveis anteriores foram fortes e paralelamente foi o grupo que apresentou um menor índice de burnout severo. Os resultados sugerem que os intervalos entre dias de trabalho possam ser importantes quando determinados pela necessidade de saúde dos trabalhadores. Assim o burnout poderá ser mitigado quando existem motivos pessoais para a ausência do trabalho. O vínculo organizacional foi entendido como uma forma de dominância e quanto mais fraco, mais forte foi o efeito positivo e significativo da incivilidade dos supervisores sobre a exaustão emocional. O grupo de pessoas que desenvolvem a sua atividade através do trabalho temporário foi associado a 50% de burnout severo, valor acima da média da amostra que se situou nos 37.9%. Através da GSE aferimos dois fatores de autoeficácia, um mais associado ao coping e um outro ao controlo, tendo o último um forte efeito sobre a eficácia profissional. A configuração do trabalho em call center, os elevados níveis de incivilidade dos supervisores constituem um terreno fértil para a proliferação do burnout. Os resultados sugerem que sejam implementadas intervenções que visem a redução do stresse e o aumento da civilidade.
id RCAP_f70d339596fa0cd35c273cb0e53f8a05
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centersCall CenterautoeficáciaburnoutincivilidadeabsentismoNa presente investigação, de desenho transversal, que incidiu por trabalhadores de centros de contacto (N = 203), através de um modelo de equações estruturais, verificámos efeitos moderados e significativos entre a incivilidade dos supervisores e a exaustão emocional, entre esta e a incivilidade dos clientes e entre a última e o absentismo a curto prazo por motivos de saúde. No caso dos subcontratados os efeitos entre as variáveis anteriores foram fortes e paralelamente foi o grupo que apresentou um menor índice de burnout severo. Os resultados sugerem que os intervalos entre dias de trabalho possam ser importantes quando determinados pela necessidade de saúde dos trabalhadores. Assim o burnout poderá ser mitigado quando existem motivos pessoais para a ausência do trabalho. O vínculo organizacional foi entendido como uma forma de dominância e quanto mais fraco, mais forte foi o efeito positivo e significativo da incivilidade dos supervisores sobre a exaustão emocional. O grupo de pessoas que desenvolvem a sua atividade através do trabalho temporário foi associado a 50% de burnout severo, valor acima da média da amostra que se situou nos 37.9%. Através da GSE aferimos dois fatores de autoeficácia, um mais associado ao coping e um outro ao controlo, tendo o último um forte efeito sobre a eficácia profissional. A configuração do trabalho em call center, os elevados níveis de incivilidade dos supervisores constituem um terreno fértil para a proliferação do burnout. Os resultados sugerem que sejam implementadas intervenções que visem a redução do stresse e o aumento da civilidade.2017-06-20T15:50:37Z2017-04-28T00:00:00Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3113TID:201694883porReis, José Alberto Peres Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:14Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:31.611097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
title As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
spellingShingle As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
Reis, José Alberto Peres Nogueira
Call Center
autoeficácia
burnout
incivilidade
absentismo
title_short As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
title_full As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
title_fullStr As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
title_full_unstemmed As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
title_sort As relações entre burnout, incivilidade no trabalho, e absentismo em trabalhadores de call centers
author Reis, José Alberto Peres Nogueira
author_facet Reis, José Alberto Peres Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, José Alberto Peres Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Call Center
autoeficácia
burnout
incivilidade
absentismo
topic Call Center
autoeficácia
burnout
incivilidade
absentismo
description Na presente investigação, de desenho transversal, que incidiu por trabalhadores de centros de contacto (N = 203), através de um modelo de equações estruturais, verificámos efeitos moderados e significativos entre a incivilidade dos supervisores e a exaustão emocional, entre esta e a incivilidade dos clientes e entre a última e o absentismo a curto prazo por motivos de saúde. No caso dos subcontratados os efeitos entre as variáveis anteriores foram fortes e paralelamente foi o grupo que apresentou um menor índice de burnout severo. Os resultados sugerem que os intervalos entre dias de trabalho possam ser importantes quando determinados pela necessidade de saúde dos trabalhadores. Assim o burnout poderá ser mitigado quando existem motivos pessoais para a ausência do trabalho. O vínculo organizacional foi entendido como uma forma de dominância e quanto mais fraco, mais forte foi o efeito positivo e significativo da incivilidade dos supervisores sobre a exaustão emocional. O grupo de pessoas que desenvolvem a sua atividade através do trabalho temporário foi associado a 50% de burnout severo, valor acima da média da amostra que se situou nos 37.9%. Através da GSE aferimos dois fatores de autoeficácia, um mais associado ao coping e um outro ao controlo, tendo o último um forte efeito sobre a eficácia profissional. A configuração do trabalho em call center, os elevados níveis de incivilidade dos supervisores constituem um terreno fértil para a proliferação do burnout. Os resultados sugerem que sejam implementadas intervenções que visem a redução do stresse e o aumento da civilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20T15:50:37Z
2017-04-28T00:00:00Z
2017-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3113
TID:201694883
url http://hdl.handle.net/11144/3113
identifier_str_mv TID:201694883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136831244075008