A evolução das estratégias de comunicação da marca Super Bock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Silvério Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41296
Resumo: No âmbito do mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC – Coimbra Business School), a presente dissertação incide sobre a comunicação de marketing e a sua respetiva evolução, tendo como principal objetivo, analisar o impacto da transição do offline para o online na comunicação de marketing da empresa Super Bock. Ao longo do tempo, o mercado tem vindo a tornar-se, cada vez mais competitivo, tornando-se fundamental que as marcas consigam destacar-se perante a concorrência. Com a constante evolução do Ser Humano, a comunicação também foi evoluindo respetivamente, tornando-se numa estratégia que permite a uma organização obter vantagens competitivas no mercado. Na presente dissertação, foi utilizada uma metodologia mista, recorrendo a métodos qualitativos e quantitativos. A metodologia qualitativa é usada através de análise documental e de uma entrevista a um profissional de comunicação da Super Bock. Na metodologia quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário, cujo intuito é perceber a perspetiva dos consumidores perante a marca. Após a implementação das técnicas de recolha de dados, os resultados obtidos são analisados, cruzados e discutidos. É importante comunicar de forma assertiva, e como estamos perante constantes mutações na sociedade, os resultados confirmam a necessidade empresas necessitam de se adaptar às exigências do mercado. Confirmam a importância da comunicação, seja ela offline ou online, assim como demonstram o peso do consumidor na abordagem estratégica de uma empresa, que idealmente passa por conjugar a comunicação offline e online em prol dos interesses do consumidor e da empresa.
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