Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cristina Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos, Rego, Belmiro, Rito, P. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6875
Resumo: Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.
id RCAP_f7c2f569c90b0833b4648deb95773c55
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professoresPensamento ComputacionalComputação CriativaRobóticaFormação Contínua de ProfessoresDesenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.Developing Computational Thinking in the early years is essential in an increasingly technological world. Teacher training is a critical factor to develop significant con-texts to support Computational Thinking and Creative Computing. The Smart City Kids Lab (SCKL) project developed a teacher training workshop to scaffold primary school children to present ideas to make their city smarter, using programming and robotics. The quality of the products created by the children and the positive evalu-ation of the teachers confirm the pertinence of the development of this type of pro-jects.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Cristina AzevedoGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosRego, BelmiroRito, P. N.2021-11-09T10:07:52Z20202021-11-09T10:02:10Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6875porcv-prod-2135285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:03Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:42.489658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
title Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
spellingShingle Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
Gomes, Cristina Azevedo
Pensamento Computacional
Computação Criativa
Robótica
Formação Contínua de Professores
title_short Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
title_full Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
title_fullStr Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
title_full_unstemmed Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
title_sort Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
author Gomes, Cristina Azevedo
author_facet Gomes, Cristina Azevedo
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Rego, Belmiro
Rito, P. N.
author_role author
author2 Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Rego, Belmiro
Rito, P. N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Rego, Belmiro
Rito, P. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional
Computação Criativa
Robótica
Formação Contínua de Professores
topic Pensamento Computacional
Computação Criativa
Robótica
Formação Contínua de Professores
description Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-11-09T10:07:52Z
2021-11-09T10:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6875
url http://hdl.handle.net/10400.19/6875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-2135285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130917731565568