Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6875 |
Resumo: | Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos. |
id |
RCAP_f7c2f569c90b0833b4648deb95773c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professoresPensamento ComputacionalComputação CriativaRobóticaFormação Contínua de ProfessoresDesenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.Developing Computational Thinking in the early years is essential in an increasingly technological world. Teacher training is a critical factor to develop significant con-texts to support Computational Thinking and Creative Computing. The Smart City Kids Lab (SCKL) project developed a teacher training workshop to scaffold primary school children to present ideas to make their city smarter, using programming and robotics. The quality of the products created by the children and the positive evalu-ation of the teachers confirm the pertinence of the development of this type of pro-jects.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Cristina AzevedoGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosRego, BelmiroRito, P. N.2021-11-09T10:07:52Z20202021-11-09T10:02:10Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6875porcv-prod-2135285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:03Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:42.489658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
title |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
spellingShingle |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores Gomes, Cristina Azevedo Pensamento Computacional Computação Criativa Robótica Formação Contínua de Professores |
title_short |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
title_full |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
title_fullStr |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
title_sort |
Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores |
author |
Gomes, Cristina Azevedo |
author_facet |
Gomes, Cristina Azevedo Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Rego, Belmiro Rito, P. N. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Rego, Belmiro Rito, P. N. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cristina Azevedo Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Rego, Belmiro Rito, P. N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional Computação Criativa Robótica Formação Contínua de Professores |
topic |
Pensamento Computacional Computação Criativa Robótica Formação Contínua de Professores |
description |
Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-11-09T10:07:52Z 2021-11-09T10:02:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6875 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cv-prod-2135285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130917731565568 |