Transferência da responsabilidade pessoal e social através da educação física na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Jacinta Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2040
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular designada Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos, de modo a refletir os resultados do presente estudo e as experiências vivenciadas em contexto de estágio, a saber: (a) capítulo I, caracterizações do agrupamento, do Jardim de Infância e do grupo de crianças; (b) o capítulo II engloba a contextualização teórica e apresentação dos objetivos do estudo, metodologia, resultados e discussão, conclusões e recomendações; por fim o capítulo III integra a reflexão global acerca da PES I e II. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi analisar as perceções e os comportamentos de responsabilidade pessoal e social de todos os agentes educativos inseridos em contexto educativo, especificamente, crianças, pais, educadora estagiária e educadora cooperante. Este estudo envolveu 25 crianças com quatro e cinco anos de idade, inseridas em uma das salas de um jardim-de-infância de Viana do Castelo, uma educadora cooperante e uma Educadora Estagiária, bem como seis pais. A Educadora Estagiária desenvolveu um programa de intervenção sustentado no modelo de desenvolvimento de responsabilidade pessoal e social. Neste sentido, foram implementadas quatro tarefas ao longo da intervenção no domínio da Educação Física, com o intuito de desenvolver gradualmente os níveis de responsabilidade pessoal e social integrados neste modelo, utilizando-se uma abordagem intencional e sistemática na promoção do quinto nível, transferência da responsabilidade pessoal e social para outros domínios da vida. Assim, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo a diversos instrumentos de recolha. Uma análise temática do conteúdo originou duas categorias: (i) antes da intervenção; e (ii) Programa de Intervenção 'Early Start To Approaching Responsibility'. O Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social pode ser útil no ensino pré-escolar, aumentando a possibilidade das crianças transferirem para fora do contexto educativo dados objetivos de responsabilidade. Futuros estudos devem procurar explorar, em maior profundidade e extensão, a utilidade deste modelo na educação pré-escolar.
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Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi analisar as perceções e os comportamentos de responsabilidade pessoal e social de todos os agentes educativos inseridos em contexto educativo, especificamente, crianças, pais, educadora estagiária e educadora cooperante. Este estudo envolveu 25 crianças com quatro e cinco anos de idade, inseridas em uma das salas de um jardim-de-infância de Viana do Castelo, uma educadora cooperante e uma Educadora Estagiária, bem como seis pais. A Educadora Estagiária desenvolveu um programa de intervenção sustentado no modelo de desenvolvimento de responsabilidade pessoal e social. Neste sentido, foram implementadas quatro tarefas ao longo da intervenção no domínio da Educação Física, com o intuito de desenvolver gradualmente os níveis de responsabilidade pessoal e social integrados neste modelo, utilizando-se uma abordagem intencional e sistemática na promoção do quinto nível, transferência da responsabilidade pessoal e social para outros domínios da vida. Assim, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo a diversos instrumentos de recolha. Uma análise temática do conteúdo originou duas categorias: (i) antes da intervenção; e (ii) Programa de Intervenção 'Early Start To Approaching Responsibility'. O Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social pode ser útil no ensino pré-escolar, aumentando a possibilidade das crianças transferirem para fora do contexto educativo dados objetivos de responsabilidade. Futuros estudos devem procurar explorar, em maior profundidade e extensão, a utilidade deste modelo na educação pré-escolar.This report was prepared in the context of practicum as part of Supervised Teaching Practice (STP) within a Master's Degree in Pre-School Education in the Higher School of Education at Viana do Castelo, Portugal. This report is divided into three parts in order to reflect the findings derived from the present study and the lived experiences associated to the practicum setting: (a) chapter I includes a description of the preschool setting and the group of children; chapter II includes the study´s objectives, a literature review, data analysis, discussion and conclusions; and finally chapter III includes the final reflection about the STP. In this context, the general objective of this study was to analyze the perceptions and responsibility behaviors of pre-school children, their parents, and the student-teacher responsible for implementing the program. This study involved 25 children ranging between four and five years old enrolled in one kindergarten located in Viana do Castelo, a supervisor educator and a student-teacher, as well as six parents. The program leader developed an intervention program based on Donald Hellison's Personal and Social Responsibility Development model. In this sense, four tasks were implemented throughout the intervention in the field of Physical Education that aimed to gradually develop personal and social responsibility, specifically transfer, using an intentional and systematic approach. A qualitative methodology was used including several data collection instruments: participant observations; reflexive journals; semi-structured interviews; and focus groups. A thematic content analysis generated two categories: (i) before the intervention; and (ii) 'ESTAR' Intervention Program. Prior to the intervention, children had difficulties in respecting the rights and feelings of others, as no strategies were used to promote transfer. Thus, various responsibility-based strategies were implemented (e. g., pyramid with the levels of responsibility, medals, articulation of responsibility-based goals with parents) that resulted in positive outcomes. Hence, this model can be useful in preschool education increasing the possibility for children to transfer life skills to other life domains. Future studies should explore, in greater depth and extent, the utility of this model in preschool education.2018-07-20T13:55:07Z2018-06-25T00:00:00Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2040TID:201953340porMiguel, Jacinta Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:09.739320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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