Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51215 |
Resumo: | Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. |
id |
RCAP_f843f7c466588f20f2ebce4754ee96e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantesPositive psychological functioning in a sample of portuguese studentsFuncionamento psicológico positivoBem-estar psicológicoEnsino superiorSucesso educativoPositive psychological functioningPsychological well-beingHigher educationAcademic successCiências Sociais::PsicologiaEste estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoUniversidade do MinhoOliveira, Ema PatríciaMerino, María DoloresPrivado, JesusAlmeida, Leandro S.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51215por2386-741810.17979/reipe.2017.0.07.2733info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:22.037435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes Positive psychological functioning in a sample of portuguese students |
title |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
spellingShingle |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes Oliveira, Ema Patrícia Funcionamento psicológico positivo Bem-estar psicológico Ensino superior Sucesso educativo Positive psychological functioning Psychological well-being Higher education Academic success Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
title_full |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
title_fullStr |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
title_full_unstemmed |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
title_sort |
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
author |
Oliveira, Ema Patrícia |
author_facet |
Oliveira, Ema Patrícia Merino, María Dolores Privado, Jesus Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Merino, María Dolores Privado, Jesus Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ema Patrícia Merino, María Dolores Privado, Jesus Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funcionamento psicológico positivo Bem-estar psicológico Ensino superior Sucesso educativo Positive psychological functioning Psychological well-being Higher education Academic success Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Funcionamento psicológico positivo Bem-estar psicológico Ensino superior Sucesso educativo Positive psychological functioning Psychological well-being Higher education Academic success Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51215 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.07.2733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133061622792192 |