Celebridade política: análise da imagem e do discurso de Pedro Passos Coelho e de José Sócrates nas legislativas de 2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1541 |
Resumo: | A transformação da gramática dos média provocou alterações na esfera política. A forma como o político surge em público mudou substancialmente. A atividade política assente na retórica e no discurso de palanque foi substituída pelo exercício da política em função de uma imagem pública favorável. Assistimos à ligação entre a ação política com a nova lógica mediática, onde os acontecimentos políticos tendem a confundir-se com teatro e espetáculo. Os média surgem como palco para este espetáculo político e o líder atual apresenta-se como uma celebridade capaz de entreter a massa eleitoral. Isto é o que chamaremos de personalização da política. |
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Celebridade política: análise da imagem e do discurso de Pedro Passos Coelho e de José Sócrates nas legislativas de 2011Personalização da políticaPolítica - ComunicaçãoLíder carismático - PolíticaPolíticas - CelebridadePolíticas - CarismaPolíticas - TelegeniaPolítica - EspetáculoA transformação da gramática dos média provocou alterações na esfera política. A forma como o político surge em público mudou substancialmente. A atividade política assente na retórica e no discurso de palanque foi substituída pelo exercício da política em função de uma imagem pública favorável. Assistimos à ligação entre a ação política com a nova lógica mediática, onde os acontecimentos políticos tendem a confundir-se com teatro e espetáculo. Os média surgem como palco para este espetáculo político e o líder atual apresenta-se como uma celebridade capaz de entreter a massa eleitoral. Isto é o que chamaremos de personalização da política.The transformation of the press terminology has provoked changes in the polítical sphere. The manner in which a politician appears in public has changed radically. Political activity based on retoric and speech podium has been substituted by political exercise in order to obtain a favorable public image. We have seen a conection between political activity and a new media logic where political events are confused with theatre and spectacle. The media appear as a stage for this political play, where the current leader is introduced as a celebrity who is able to entertain the electorate masses. This is what we call political personalization.Universidade da Beira InteriorBento, António José FerreirauBibliorumValente, Filipe Martins2014-01-24T17:29:46Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:21.185404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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