Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8632 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação. |
id |
RCAP_f8799d9268f4fc9a53a6ae8788d4153b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues SáPrática PedagógicaMetodologia de investigação-açãoAprendizagens significativas e construtivasDesenvolvimento profissionalTeaching PracticeAction-research methodologySignificant and constructive learningProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação.The main purpose of this Internship Report is to reflect critically on the professional development of the graduate student, emerging from the Pedagogical Practice Supervised (PPS) in the context of pre-school education and the 1st CEB Basic Education within the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. The PPS allowed for the personal and professional growth of the graduate student and therefore it became a unique moment in the construction of the identity of the future teacher, for it potentiated the development of skills and competencies associated with knowing how to teach others to learn, with know-how and with knowing how to be and act in education. This required an inquisitive, investigative, critical and reflexive attitude, which allowed acting with pedagogical intent, as well as the broadening and deepening of the theoretical and legal references. Having this in mind, the action-research methodology was the pillar of the professional, personal and social development of the graduate student. As a matter of fact, the educational action followed a cyclical process, through the articulation of different stages of this methodology, which potentiated the construction of a sustained and contextualized practice, mobilizing characteristics inherent to the constructivist social paradigm and providing meaningful and constructive learning experiences for the children. In short, this Internship Report is seen as a training document that highlights the challenges and obstacles resulting from the PPS, which made possible the construction of the professional identity of the graduate student, based on learning about what it means to be an educator and a teacher, as well as the awareness of what the essence of education is.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSá, Marisa Alexandra Rodrigues2016-11-08T12:18:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8632TID:201276402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:26.625013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
title |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá Sá, Marisa Alexandra Rodrigues Prática Pedagógica Metodologia de investigação-ação Aprendizagens significativas e construtivas Desenvolvimento profissional Teaching Practice Action-research methodology Significant and constructive learning Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
title_full |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
title_sort |
Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá |
author |
Sá, Marisa Alexandra Rodrigues |
author_facet |
Sá, Marisa Alexandra Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Marisa Alexandra Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Metodologia de investigação-ação Aprendizagens significativas e construtivas Desenvolvimento profissional Teaching Practice Action-research methodology Significant and constructive learning Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática Pedagógica Metodologia de investigação-ação Aprendizagens significativas e construtivas Desenvolvimento profissional Teaching Practice Action-research methodology Significant and constructive learning Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-08T12:18:05Z 2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8632 TID:201276402 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8632 |
identifier_str_mv |
TID:201276402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131390782996480 |