Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Marisa Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8632
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação.
id RCAP_f8799d9268f4fc9a53a6ae8788d4153b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues SáPrática PedagógicaMetodologia de investigação-açãoAprendizagens significativas e construtivasDesenvolvimento profissionalTeaching PracticeAction-research methodologySignificant and constructive learningProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação.The main purpose of this Internship Report is to reflect critically on the professional development of the graduate student, emerging from the Pedagogical Practice Supervised (PPS) in the context of pre-school education and the 1st CEB Basic Education within the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. The PPS allowed for the personal and professional growth of the graduate student and therefore it became a unique moment in the construction of the identity of the future teacher, for it potentiated the development of skills and competencies associated with knowing how to teach others to learn, with know-how and with knowing how to be and act in education. This required an inquisitive, investigative, critical and reflexive attitude, which allowed acting with pedagogical intent, as well as the broadening and deepening of the theoretical and legal references. Having this in mind, the action-research methodology was the pillar of the professional, personal and social development of the graduate student. As a matter of fact, the educational action followed a cyclical process, through the articulation of different stages of this methodology, which potentiated the construction of a sustained and contextualized practice, mobilizing characteristics inherent to the constructivist social paradigm and providing meaningful and constructive learning experiences for the children. In short, this Internship Report is seen as a training document that highlights the challenges and obstacles resulting from the PPS, which made possible the construction of the professional identity of the graduate student, based on learning about what it means to be an educator and a teacher, as well as the awareness of what the essence of education is.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSá, Marisa Alexandra Rodrigues2016-11-08T12:18:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8632TID:201276402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:26.625013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
title Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
spellingShingle Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
Sá, Marisa Alexandra Rodrigues
Prática Pedagógica
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagens significativas e construtivas
Desenvolvimento profissional
Teaching Practice
Action-research methodology
Significant and constructive learning
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
title_full Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
title_fullStr Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
title_sort Relatório de Estágio de Marisa Alexandra Rodrigues Sá
author Sá, Marisa Alexandra Rodrigues
author_facet Sá, Marisa Alexandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Marisa Alexandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagens significativas e construtivas
Desenvolvimento profissional
Teaching Practice
Action-research methodology
Significant and constructive learning
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Pedagógica
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagens significativas e construtivas
Desenvolvimento profissional
Teaching Practice
Action-research methodology
Significant and constructive learning
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PPS afigurou-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e, por isso, um momento ímpar na construção da identidade da futura docente, uma vez que potenciou o desenvolvimento de capacidades e competências associadas ao saber ensinar a aprender, ao saber-fazer, saber-ser e saber-estar em educação. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora, investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica, bem como um alargamento e aprofundamento das referências teórico-legais. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da mestranda. Com efeito, a ação educativa obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das diferentes etapas desta metodologia, que potenciou a construção de uma prática sustentada e contextualizada, mobilizando características inerentes ao paradigma socio construtivista e proporcionando aprendizagens significativas e construtivas às crianças. Em suma, este Relatório de Estágio assume-se como um documento formativo que evidencia os desafios e os obstáculos decorrentes da PPS, que possibilitaram a construção da identidade profissional da mestranda, assente na aprendizagem sobre o que é ser educador e professor, assim como na consciencialização da essência da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T12:18:05Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8632
TID:201276402
url http://hdl.handle.net/10400.22/8632
identifier_str_mv TID:201276402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390782996480