Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciano, Ana Isabel Correia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11950
Resumo: O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente.
id RCAP_4763169d536b01582de7b748d4ada4d4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioSaber profissionalAprendizagem significativaMetodologia de Investigação-AçãoLearn professionalSignificant LearningMethodology of action researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente.This report emerges within the Course of Educational Practice Supervised part of the master's degree in pre-school education and teaching on the first Cycle of basic education. Aims to clarify the experiences experienced along the action in two contexts, showing the conceptual framework and their contributions to the educational activity developed, for future practice and for construction and development of professional and personal knowledge. In this way, the theoretical and legal foundations that have served as the basis for the educational action, allowing a constant articulation between the reasoned conceptual framework and practices experienced. It assumes an investigative attitude and reflective that regulated all decisions, developing a cycle characterized by observation, planning, action, evaluation and reflection, inspired, thus, in research-action methodology. Developing a constructive attitude in the course of formation, whereas the child as constructor of your own learning, is the description and analysis of the activities developed. Potentiated by a pedagogical and didactic action contributing to a meaningful and integrated development of children. This report allowed a development of various skills, personal and professional, when questioning, reflection and collaboration inherent in the process of successive construction and development of a competent education professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGraciano, Ana Isabel Correia da Silva2018-09-13T13:58:12Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11950TID:201977028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:16.394177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Graciano, Ana Isabel Correia da Silva
Saber profissional
Aprendizagem significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Learn professional
Significant Learning
Methodology of action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Graciano, Ana Isabel Correia da Silva
author_facet Graciano, Ana Isabel Correia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciano, Ana Isabel Correia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saber profissional
Aprendizagem significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Learn professional
Significant Learning
Methodology of action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Saber profissional
Aprendizagem significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Learn professional
Significant Learning
Methodology of action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13T13:58:12Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11950
TID:201977028
url http://hdl.handle.net/10400.22/11950
identifier_str_mv TID:201977028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131416345182208