Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eva Inês Sarmento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14534
Resumo: No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se o relatório de estágio que traduz a ação desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Finalizada esta etapa formativa cujo requisito é necessário para obtenção de grau de mestre, habilitando para a docência nos dois níveis educativos. Neste documento destacam-se os principais referentes teóricos e legais caraterísticos dos níveis educativos, mobilizados e articulados pelos diferentes saberes científicos, pedagógicos, didáticos, sociais e investigativos com as caraterísticas observadas no contexto educativo que suportaram uma prática educativa adequada, criativa e significativa para o desenvolvimento da criança. Esta articulação entre teoria e prática apoiou-se no contributo das características da Metodologia de Investigação-Ação, que provocou uma postura reflexiva, indagadora e crítica do futuro docente. Tendo em conta estes aspetos desenvolveu-se uma prática sustentada em pedagogias construtivista e socio construtivista, onde a criança teve um papel ativo na construção do seu saber, desenvolvendo a sua capacidade de autonomia e segurança, proporcionando-lhe momentos reflexivos, críticos e de respeito por si e pelo outro. Estas perspetivas pedagógicas também contribuíram para o desenvolvimento da futura profissional através de um trabalho colaborativo entre todos os atores do percurso formativo.
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