Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14534 |
Resumo: | No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se o relatório de estágio que traduz a ação desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Finalizada esta etapa formativa cujo requisito é necessário para obtenção de grau de mestre, habilitando para a docência nos dois níveis educativos. Neste documento destacam-se os principais referentes teóricos e legais caraterísticos dos níveis educativos, mobilizados e articulados pelos diferentes saberes científicos, pedagógicos, didáticos, sociais e investigativos com as caraterísticas observadas no contexto educativo que suportaram uma prática educativa adequada, criativa e significativa para o desenvolvimento da criança. Esta articulação entre teoria e prática apoiou-se no contributo das características da Metodologia de Investigação-Ação, que provocou uma postura reflexiva, indagadora e crítica do futuro docente. Tendo em conta estes aspetos desenvolveu-se uma prática sustentada em pedagogias construtivista e socio construtivista, onde a criança teve um papel ativo na construção do seu saber, desenvolvendo a sua capacidade de autonomia e segurança, proporcionando-lhe momentos reflexivos, críticos e de respeito por si e pelo outro. Estas perspetivas pedagógicas também contribuíram para o desenvolvimento da futura profissional através de um trabalho colaborativo entre todos os atores do percurso formativo. |
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Relatório de EstágioPrática EducativaMetodologia de Investigação-AçãoTrabalho ColaborativoObservaçãoEducational PracticeAction-Investigation MethodologyCollaborative WorkObservationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se o relatório de estágio que traduz a ação desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Finalizada esta etapa formativa cujo requisito é necessário para obtenção de grau de mestre, habilitando para a docência nos dois níveis educativos. Neste documento destacam-se os principais referentes teóricos e legais caraterísticos dos níveis educativos, mobilizados e articulados pelos diferentes saberes científicos, pedagógicos, didáticos, sociais e investigativos com as caraterísticas observadas no contexto educativo que suportaram uma prática educativa adequada, criativa e significativa para o desenvolvimento da criança. Esta articulação entre teoria e prática apoiou-se no contributo das características da Metodologia de Investigação-Ação, que provocou uma postura reflexiva, indagadora e crítica do futuro docente. Tendo em conta estes aspetos desenvolveu-se uma prática sustentada em pedagogias construtivista e socio construtivista, onde a criança teve um papel ativo na construção do seu saber, desenvolvendo a sua capacidade de autonomia e segurança, proporcionando-lhe momentos reflexivos, críticos e de respeito por si e pelo outro. Estas perspetivas pedagógicas também contribuíram para o desenvolvimento da futura profissional através de um trabalho colaborativo entre todos os atores do percurso formativo.Within the scope of the Supervised Educational Practice course, this internship report accounts the action developed in the context of nursery school and primary school. This training is required to obtain a master’s degree and therefore be qualified to teach at the referred educational levels. This document highlights the main theoretical and legal features of these educational levels, mobilized and articulated by different scientific, pedagogical, didactic, social and investigative knowledge with the characteristics observed in the educational context that supported an adequate, creative and meaningful educational practice for child´s development. This link between theory and practice was based upon the contribution of the characteristics of the Research-Action Methodology, which led to a reflexive, inquiring and critical attitude of the future teacher. Taking these aspects into account, a sustained practice in constructivist and socio-constructivist pedagogies developed, in which the child played an active role in the construction of his knowledge, developing his capacity for autonomy and security, providing reflexive, critical and respectful moments towards himself and the other. These pedagogical perspectives also contributed to the development of the future professional through a collaborative work among all actors of the training course.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Eva Inês Sarmento2019-08-07T14:20:01Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14534TID:202339254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:23.086619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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