O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12842 |
Resumo: | A sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática. |
id |
RCAP_f8ba226130a97905bcff9f25a91c68ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por criançasEnsino BásicoTrabalho de projetoAprendizagem AtivaParticipaçãoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática.Gerardo, MariaRepositório ComumHenriques, Patrícia2016-04-04T12:38:54Z2015-09-242015-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12842TID:201068192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.376238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
title |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
spellingShingle |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças Henriques, Patrícia Ensino Básico Trabalho de projeto Aprendizagem Ativa Participação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
title_full |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
title_fullStr |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
title_full_unstemmed |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
title_sort |
O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por crianças |
author |
Henriques, Patrícia |
author_facet |
Henriques, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gerardo, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Trabalho de projeto Aprendizagem Ativa Participação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Trabalho de projeto Aprendizagem Ativa Participação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24 2015-09-24T00:00:00Z 2016-04-04T12:38:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12842 TID:201068192 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12842 |
identifier_str_mv |
TID:201068192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929156571136 |