Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, David Alexandre Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86431
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_f8f453608f8ef727b900d1a5abed69a9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação FísicaPedagogical Internship Report developed at EB 2,3 School Maria Alice Gouveia, Next to the Class of 9ºB in the academic year 2017/2018 Motivation strategies for Physical Education classesEstágio PedagógicoEducação FísicaMotivaçãoProfessorAlunoPedagogical InternshipPhysical EducationMotivationTeacherStudentRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Teacher Training promotes the acquisition of a set of personal and professional knowledge and na experience in identification and solving educational problems, which serve as support for a future inclusion in a teaching career in Physical Education field.This Training Final Report is alluding to the teacher training stage carried in the Basic School 2, 3 Dr. Maria Alice Gouveia, wich is part of Coimbra Sul’s School group, next to the class B of the 9th grade.. This document is based on a reflexive analysis of the training process developed during the current school year (2017/2018).The work carried out during the school year is presented, characterized and knowledge acquired during the teacher training process is analyzed.At the end of this document will be a study, chosen to carry out an intervention in the groups with lower levels of motivation. The theme chosen is “Motivation strategies for Physical Education classes”. The results point to a decrease of Motivation, in general, with the increase of the years of school. This analysis allows us to reflect on the strategies we need to adopt, in order to maximize and prolong this motivation throughout the years of school and the future lives of students. There is also a significant difference in terms of gender, being more evident at the level of intrinsic motivation and extrinsic motivation of regulation-introjection.Concluding the study, are mentioned strategies that can positively influence the motivation for the practice of Physical Education in students.O Estágio Pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes pessoais e profissionais e uma experiência na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para uma futura integração numa carreira docente na área da Educação Física.O Relatório de Estágio é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, do agrupamento de escolas Coimbra Sul, junto da turma B, do 9º ano de escolaridade. Este documento é constituído por uma reflexão crítica do processo pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2017/2018.O trabalho realizado ao longo deste ano letivo é apresentado, caracterizado e são analisados os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio pedagógico.A finalizar este documento estará um aprofundamento do tema-problema, escolhido de forma a realizar uma intervenção nas turmas com menores níveis de motivação. O tema escolhido é “Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física”. Os resultados do estudo apontam para um decréscimo da Motivação, no geral, com o aumentar dos anos de escolaridade. Tal análise permite-nos refletir sobre as estratégias que precisamos adotar, de forma a maximizar e prolongar ao máximo esta motivação ao longo dos anos de escolaridade e da vida dos alunos. Existe também uma diferença significativa em termos de género, sendo mais evidente ao nível de Motivação intrínseca e motivação extrínseca de regulação-introjeção. Concluindo o estudo, são referidas estratégias que podem influenciar positivamente a motivação para a prática da Educação Física nos alunos.2018-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86431http://hdl.handle.net/10316/86431TID:202219291porCarvalho, David Alexandre Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:08:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:34.874639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
Pedagogical Internship Report developed at EB 2,3 School Maria Alice Gouveia, Next to the Class of 9ºB in the academic year 2017/2018 Motivation strategies for Physical Education classes
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
Carvalho, David Alexandre Alves
Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Professor
Aluno
Pedagogical Internship
Physical Education
Motivation
Teacher
Student
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
author Carvalho, David Alexandre Alves
author_facet Carvalho, David Alexandre Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, David Alexandre Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Professor
Aluno
Pedagogical Internship
Physical Education
Motivation
Teacher
Student
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Professor
Aluno
Pedagogical Internship
Physical Education
Motivation
Teacher
Student
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86431
http://hdl.handle.net/10316/86431
TID:202219291
url http://hdl.handle.net/10316/86431
identifier_str_mv TID:202219291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967039856640