Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86431 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_f8f453608f8ef727b900d1a5abed69a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/86431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação FísicaPedagogical Internship Report developed at EB 2,3 School Maria Alice Gouveia, Next to the Class of 9ºB in the academic year 2017/2018 Motivation strategies for Physical Education classesEstágio PedagógicoEducação FísicaMotivaçãoProfessorAlunoPedagogical InternshipPhysical EducationMotivationTeacherStudentRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Teacher Training promotes the acquisition of a set of personal and professional knowledge and na experience in identification and solving educational problems, which serve as support for a future inclusion in a teaching career in Physical Education field.This Training Final Report is alluding to the teacher training stage carried in the Basic School 2, 3 Dr. Maria Alice Gouveia, wich is part of Coimbra Sul’s School group, next to the class B of the 9th grade.. This document is based on a reflexive analysis of the training process developed during the current school year (2017/2018).The work carried out during the school year is presented, characterized and knowledge acquired during the teacher training process is analyzed.At the end of this document will be a study, chosen to carry out an intervention in the groups with lower levels of motivation. The theme chosen is “Motivation strategies for Physical Education classes”. The results point to a decrease of Motivation, in general, with the increase of the years of school. This analysis allows us to reflect on the strategies we need to adopt, in order to maximize and prolong this motivation throughout the years of school and the future lives of students. There is also a significant difference in terms of gender, being more evident at the level of intrinsic motivation and extrinsic motivation of regulation-introjection.Concluding the study, are mentioned strategies that can positively influence the motivation for the practice of Physical Education in students.O Estágio Pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes pessoais e profissionais e uma experiência na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para uma futura integração numa carreira docente na área da Educação Física.O Relatório de Estágio é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, do agrupamento de escolas Coimbra Sul, junto da turma B, do 9º ano de escolaridade. Este documento é constituído por uma reflexão crítica do processo pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2017/2018.O trabalho realizado ao longo deste ano letivo é apresentado, caracterizado e são analisados os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio pedagógico.A finalizar este documento estará um aprofundamento do tema-problema, escolhido de forma a realizar uma intervenção nas turmas com menores níveis de motivação. O tema escolhido é “Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física”. Os resultados do estudo apontam para um decréscimo da Motivação, no geral, com o aumentar dos anos de escolaridade. Tal análise permite-nos refletir sobre as estratégias que precisamos adotar, de forma a maximizar e prolongar ao máximo esta motivação ao longo dos anos de escolaridade e da vida dos alunos. Existe também uma diferença significativa em termos de género, sendo mais evidente ao nível de Motivação intrínseca e motivação extrínseca de regulação-introjeção. Concluindo o estudo, são referidas estratégias que podem influenciar positivamente a motivação para a prática da Educação Física nos alunos.2018-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86431http://hdl.handle.net/10316/86431TID:202219291porCarvalho, David Alexandre Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:08:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:34.874639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física Pedagogical Internship Report developed at EB 2,3 School Maria Alice Gouveia, Next to the Class of 9ºB in the academic year 2017/2018 Motivation strategies for Physical Education classes |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física Carvalho, David Alexandre Alves Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Professor Aluno Pedagogical Internship Physical Education Motivation Teacher Student |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia, Junto da Turma do 9ºB no ano letivo 2017/2018 Estratégias de motivação para as aulas de Educação Física |
author |
Carvalho, David Alexandre Alves |
author_facet |
Carvalho, David Alexandre Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, David Alexandre Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Professor Aluno Pedagogical Internship Physical Education Motivation Teacher Student |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Professor Aluno Pedagogical Internship Physical Education Motivation Teacher Student |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/86431 http://hdl.handle.net/10316/86431 TID:202219291 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/86431 |
identifier_str_mv |
TID:202219291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133967039856640 |