Impacto da comunicação Cruelty-free na indústria cosmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28277
Resumo: Nos tempos de hoje, os consumidores têm-se tornado mais sensíveis às questões ambientais, bem como às origens dos seus produtos e à preservação da natureza. Desse modo, começaram a surgir mudanças substanciais no comportamento dos mesmos e nos seus hábitos. Como tal, essa nova consciencialização por parte do consumidor, tornar-se-á vantajosa para as marcas e empresas que se posicionem como amigas e protetoras do ambiente e cuja estratégia tenha por base a responsabilidade social e ambiental (Squadra 2017). Surge assim o conceito de Green Marketing. O presente estudo surge no âmbito da necessidade que os consumidores têm demonstrado de se preocupar com o meio ambiente, uma vez que frequentemente se ouve falar da forma como os recursos do planeta em que vivemos andam a ser geridos de forma irresponsável. Essa preocupação ambiental traduz-se, muitas das vezes, numa mudança no comportamento de compra e da escolha dos produtos. Será realizado um estudo de design experimental sob a forma de um inquérito de perguntas fechadas a um grupo diversificado e heterogéneo de pessoas, de modo a analisar as variáveis influenciadoras nesse processo de escolha e decisão. Essas variáveis são a perceção de qualidade, intenção de compra e disponibilidade de pagamento e serão analisadas de acordo com a relação com o nível de perceção de cruelty-free, tendo como moderadora a comunicação da marca. Esta tese está organizada da seguinte forma: revisão da literatura, hipóteses e modelo conceptual, metodologia, análise dos resultados e discussão.
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