Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda da Silva, Santos, Sandra Cristina Silva, Cadime, Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34996
Resumo: Resumo Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura – “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar, no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos. Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacognição
id RCAP_bb3bbcce819d24d63c644f61d6d1e757
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógicaCompreensão da leituraEnsino explícitoMetacogniçãoHumanidades::Outras HumanidadesResumo Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura – “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar, no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos. Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacogniçãoThis article presents two reading comprehension teaching programs. “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” and “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer” created for students from the 3rd to the 6th year of scholarship. They can be developed during class or in support/recovery work groups. In the programs, examples of the proposed learning strategies are presented, through the use of the “Comprehension Family”, a set of characters created specifically for these programs with the purpose of giving the readers different ways to use strategies fitted to complete each task, and also different instruments to regulate comprehension and complement possible gaps and/or difficulties in comprehending the texts read and the questions that complement them.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)Universidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaRibeiro, Iolanda da SilvaSantos, Sandra Cristina SilvaCadime, Irene2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34996por1646-9526http://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:13.555951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
title Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
spellingShingle Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
Viana, Fernanda Leopoldina
Compreensão da leitura
Ensino explícito
Metacognição
Humanidades::Outras Humanidades
title_short Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
title_full Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
title_fullStr Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
title_full_unstemmed Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
title_sort Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Santos, Sandra Cristina Silva
Cadime, Irene
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda da Silva
Santos, Sandra Cristina Silva
Cadime, Irene
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Santos, Sandra Cristina Silva
Cadime, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Ensino explícito
Metacognição
Humanidades::Outras Humanidades
topic Compreensão da leitura
Ensino explícito
Metacognição
Humanidades::Outras Humanidades
description Resumo Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura – “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar, no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos. Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacognição
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34996
url http://hdl.handle.net/1822/34996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9526
http://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmente
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132336555556864