As múltiplas histórias de um universo narrativo aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Filho, Alexandre Costa de Luna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9501
Resumo: Este trabalho investiga possibilidades de poéticas narrativas em um formato de videojogo mais recente e complexo, o open world. Este tipo de jogos oferece uma ampla agência narrativa aos jogadores, e esta entra em conflito com o controle narrativo por parte dos gamedesigners. As histórias criadas pelos jogadores a cada playthrough de Elder Scrolls V: Skyrim surgem através de um acordo entre jogador e game designer, nos quais o jogador exerce diferentes papéis diegéticos, moldando uma experiência narrativa que emerge por meio de sua interferência e trabalho, sendo o jogador agente da formação da sua experiência narrativa durante o jogo. O mundo narrativo, inserido dentro do círculo mágico do jogo, é criado pelo game designer, e serve como um ambiente aberto de múltiplas possibilidades narrativas, um parque de diversões no qual o jogador explora e molda a sua experiência. Ao criar um acordo entre jogador e gamedesigner em um sistema de software que tenta emular um TRPG, tem-se uma obra aberta, uma máquina tecedora de histórias dentro do mundo narrativo de Elder Scrolls V: Skyrim.
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