Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Sofia Ferreira Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9956
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio apresenta um relato descritivo e reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, abordando especificamente o estágio na disciplina de História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. As temáticas a que se dão maior enfoque neste relatório são os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Trabalho de Projeto. À sua escolha estão subjacentes dois aspetos fundamentais que favorecem mudanças necessárias, mesmo obrigatórias, na Escola: o contexto da Sociedade da Informação onde a Escola se encontra inserida e em que o digital assume um papel preponderante; e a maior autonomia e flexibilidade curriculares que o Decreto-lei n.º 55 de 2018, promove nas Escolas. Para este relatório formularam-se os seguintes objetivos: contextualizar teoricamente a temática em estudo; identificar os Recursos Educativos Digitais usados no processo de aprendizagem; caracterizar o modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto; descrever a prática de ensino supervisionada no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de História e Geografia de Portugal; refletir criticamente sobre a Prática de Ensino Supervisionada, dando enfoque à integração dos Recursos Educativos Digitais e à Metodologia de Trabalho de Projeto. Os Recursos Educativos Digitais integrados na Metodologia de Trabalho de Projeto permitem uma maior diversidade de experiências em contexto educativo, experiências essas centradas no aluno, na sua autonomia na aprendizagem, tendo sempre como finalidade a melhoria do seu desempenho escolar e o seu crescimento pessoal.
id RCAP_f956ee8ba67aa8b6a397b29e564f009c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino BásicoRecursos Educativos DigitaisMetodologia de ProjetoO presente Relatório Final de Estágio apresenta um relato descritivo e reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, abordando especificamente o estágio na disciplina de História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. As temáticas a que se dão maior enfoque neste relatório são os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Trabalho de Projeto. À sua escolha estão subjacentes dois aspetos fundamentais que favorecem mudanças necessárias, mesmo obrigatórias, na Escola: o contexto da Sociedade da Informação onde a Escola se encontra inserida e em que o digital assume um papel preponderante; e a maior autonomia e flexibilidade curriculares que o Decreto-lei n.º 55 de 2018, promove nas Escolas. Para este relatório formularam-se os seguintes objetivos: contextualizar teoricamente a temática em estudo; identificar os Recursos Educativos Digitais usados no processo de aprendizagem; caracterizar o modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto; descrever a prática de ensino supervisionada no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de História e Geografia de Portugal; refletir criticamente sobre a Prática de Ensino Supervisionada, dando enfoque à integração dos Recursos Educativos Digitais e à Metodologia de Trabalho de Projeto. Os Recursos Educativos Digitais integrados na Metodologia de Trabalho de Projeto permitem uma maior diversidade de experiências em contexto educativo, experiências essas centradas no aluno, na sua autonomia na aprendizagem, tendo sempre como finalidade a melhoria do seu desempenho escolar e o seu crescimento pessoal.This report presents a descriptive and reflective account of Supervised Teaching Practice under the Master's Degree in the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, specifically addressing the internship in the discipline of History and Geography of Portugal, at the 2nd CEB. The themes that are most focused on in this report are Digital Educational Resources and Project Work Methodology. Two fundamental aspects that favor necessary changes, even mandatory, in the School are underlying: the context of the Information Society where the School is inserted and in which the digital assumes a predominant role; and the greater curricular autonomy and flexibility that Decree-Law No. 55 of 2018 promotes in Schools. For this report, the following objectives were formulated: to theoretically contextualize the theme under study; identify the Digital Educational Resources used in the learning process; characterize the pedagogical model, Project Work Methodology; describe the supervised teaching practice in the context of the 2nd Cycle of Basic Education, in the discipline of History and Geography of Portugal; reflect critically on the Supervised Teaching Practice, focusing on the integration of Digital Educational Resources and the Project Work Methodology. The Digital Educational Resources integrated in the Project Work Methodology allow a greater diversity of experiences in an educational context, experiences that are centered on the student, on their autonomy in learning, always with the purpose of improving their school performance and their personal growth.2020-06-15T15:29:58Z2020-05-19T00:00:00Z2020-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9956porSimões, Ana Sofia Ferreira Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:29.252975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Simões, Ana Sofia Ferreira Albuquerque
Recursos Educativos Digitais
Metodologia de Projeto
title_short Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Projeto no processo de ensino e de aprendizagem, na disciplina de História e Geografia de Portugal: uma experiência no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Simões, Ana Sofia Ferreira Albuquerque
author_facet Simões, Ana Sofia Ferreira Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Sofia Ferreira Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Educativos Digitais
Metodologia de Projeto
topic Recursos Educativos Digitais
Metodologia de Projeto
description O presente Relatório Final de Estágio apresenta um relato descritivo e reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, abordando especificamente o estágio na disciplina de História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. As temáticas a que se dão maior enfoque neste relatório são os Recursos Educativos Digitais e a Metodologia de Trabalho de Projeto. À sua escolha estão subjacentes dois aspetos fundamentais que favorecem mudanças necessárias, mesmo obrigatórias, na Escola: o contexto da Sociedade da Informação onde a Escola se encontra inserida e em que o digital assume um papel preponderante; e a maior autonomia e flexibilidade curriculares que o Decreto-lei n.º 55 de 2018, promove nas Escolas. Para este relatório formularam-se os seguintes objetivos: contextualizar teoricamente a temática em estudo; identificar os Recursos Educativos Digitais usados no processo de aprendizagem; caracterizar o modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto; descrever a prática de ensino supervisionada no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de História e Geografia de Portugal; refletir criticamente sobre a Prática de Ensino Supervisionada, dando enfoque à integração dos Recursos Educativos Digitais e à Metodologia de Trabalho de Projeto. Os Recursos Educativos Digitais integrados na Metodologia de Trabalho de Projeto permitem uma maior diversidade de experiências em contexto educativo, experiências essas centradas no aluno, na sua autonomia na aprendizagem, tendo sempre como finalidade a melhoria do seu desempenho escolar e o seu crescimento pessoal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T15:29:58Z
2020-05-19T00:00:00Z
2020-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9956
url http://hdl.handle.net/10348/9956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137099225497600