Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101457
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_f965b905d034efa8663f62276117a35c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação FísicaPedagogical Internship Report developed at Quinta das Flores Elementary and Secondary School with class D of the 7th grade in the school year 2021/2022: The perception of the student teacher, her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in physical education classesEstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaAnálise reflexivaperceção pedagógicaPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical InterventionReflective analysispedagogical perceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio corresponde à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e foi realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto à turma D do 7ºano, para o presente ano letivo.O ambiente de estágio pedagógico, em que existe Prática Pedagógica Supervisionada, permite ao aluno mestrando desempenhar o papel de professor estagiário, aplicando em contexto real os seus conhecimentos teóricos, adquiridos pela formação, e construindo assim a sua identidade profissional. Ao longo do documento, conseguimos observar três capítulos nos quais descrevemos e refletimos sobres os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo há a contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais e a caracterização do meio. O segundo capítulo, encontra-se subdividido em quatro áreas, que dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo é constituído pelo desenvolvimento do Tema- Problema, designado “A perceção da professora estagiária e respetivos alunos e orientador, sobre a intervenção pedagógica no contexto de aula de Educação Física”. Ao desenvolver um estudo deste carácter, pretendemos munir-nos das ferramentas necessárias para o desenvolvimento da nossa identidade, através da análise e reflexão sobre concordâncias e discordâncias, entre os diversos participantes deste contexto. Este exercício, permitiu-nos traçar estratégias que, aliadas ao maior tempo de prática e contacto com o ambiente escolar, promoveram o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da professora estagiária e dos alunos, através da aproximação das suas perceções nas dimensões instrução e avaliação.This Internship Report corresponds to the completion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and was held at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, together with class D of the 7th year (third cycle), for the present school year.The pedagogical internship environment, in which there is Supervised Pedagogical Practice, allows the master's student to play the role of student teacher, applying in real context his theoretical knowledge, acquired by training, and thus building his professional identity.Throughout the document, we were able to observe three chapters in which we describe and reflect on the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. In the first chapter there is the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations and the characterization of the environment. The second chapter is subdivided into four areas, which concern the teaching-learning process, school organization and management, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. Finally, the third chapter consists of the development of the Problem Theme, called "The perception of the student teacher and her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in the context of physical education class". In developing a study of this character, we intend to provide ourselves with the necessary tools for the development of our identity, through the analysis and reflection on agreements and disagreements, among the various participants of this context. This exercise allowed us to devise strategies that, together with longer practice time and contact with the school environment, promote the development of teachers and students, through the approximation of their perceptions in the instruction and evaluation dimensions.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101457http://hdl.handle.net/10316/101457TID:203055209porFigueiredo, Maria Luís e Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.792959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
Pedagogical Internship Report developed at Quinta das Flores Elementary and Secondary School with class D of the 7th grade in the school year 2021/2022: The perception of the student teacher, her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in physical education classes
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise reflexiva
perceção pedagógica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective analysis
pedagogical perception
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
author Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
author_facet Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise reflexiva
perceção pedagógica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective analysis
pedagogical perception
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise reflexiva
perceção pedagógica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective analysis
pedagogical perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101457
http://hdl.handle.net/10316/101457
TID:203055209
url http://hdl.handle.net/10316/101457
identifier_str_mv TID:203055209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080985464832