A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33090
Resumo: Apresenta-se, neste Relatório de Estágio, uma investigação sobre a pertinência da exploração da paisagem linguística, no contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), numa abordagem multimodal. A paisagem linguística é um campo de estudos em emergência que se ocupa do estudo da linguagem verbal e não-verbal nos espaços públicos urbanos, agregando várias disciplinas, nomeadamente a sociolinguística, a linguística aplicada e a semiótica. Sendo assim, através da sua exploração, pretende-se sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e contribuir para que sejam leitores mais completos do mundo e cidadãos globais conscientes. Deste modo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção pedagógico-didático/ investigação que incluiu seis sessões, numa escola de uma zona rural na periferia da cidade de Aveiro, com um grupo de crianças do 4º ano do 1º CEB. Utilizando o paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de observações diretas e notas de campo, videogravações, gravações de áudio, trabalhos e produções dos alunos e entrevistas realizadas a um grupo de crianças da turma. A análise dos dados, através da análise de conteúdo e da categorização dos mesmos, demonstrou o contributo valioso da exploração da paisagem linguística para a sensibilização à diversidade linguística e cultural, para uma leitura mais completa do mundo envolvente e para o desenvolvimento de competências transversais como a concentração, o espírito crítico e a curiosidade, sensibilizando os alunos para as temáticas abordadas, tornando-os cidadãos globais mais conscientes. O estudo revelou que, através do conhecimento da paisagem linguística, é possível sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural, estabelecendo diálogo e promovendo a reflexão crítica e consciente logo desde os primeiros anos de escolaridade, numa perspetiva interdisciplinar e multimodal.
id RCAP_f991070c70704b7d2ba274d1b72c4da5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEBPaisagem linguísticaDiversidade linguística e culturalLeitura do mundoMultimodalisdade1.º CEBApresenta-se, neste Relatório de Estágio, uma investigação sobre a pertinência da exploração da paisagem linguística, no contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), numa abordagem multimodal. A paisagem linguística é um campo de estudos em emergência que se ocupa do estudo da linguagem verbal e não-verbal nos espaços públicos urbanos, agregando várias disciplinas, nomeadamente a sociolinguística, a linguística aplicada e a semiótica. Sendo assim, através da sua exploração, pretende-se sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e contribuir para que sejam leitores mais completos do mundo e cidadãos globais conscientes. Deste modo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção pedagógico-didático/ investigação que incluiu seis sessões, numa escola de uma zona rural na periferia da cidade de Aveiro, com um grupo de crianças do 4º ano do 1º CEB. Utilizando o paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de observações diretas e notas de campo, videogravações, gravações de áudio, trabalhos e produções dos alunos e entrevistas realizadas a um grupo de crianças da turma. A análise dos dados, através da análise de conteúdo e da categorização dos mesmos, demonstrou o contributo valioso da exploração da paisagem linguística para a sensibilização à diversidade linguística e cultural, para uma leitura mais completa do mundo envolvente e para o desenvolvimento de competências transversais como a concentração, o espírito crítico e a curiosidade, sensibilizando os alunos para as temáticas abordadas, tornando-os cidadãos globais mais conscientes. O estudo revelou que, através do conhecimento da paisagem linguística, é possível sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural, estabelecendo diálogo e promovendo a reflexão crítica e consciente logo desde os primeiros anos de escolaridade, numa perspetiva interdisciplinar e multimodal.In this work, it is presented an investigation on the relevance of exploring the linguistic landscapes in the school context in primary education, through a multimodal approach. Linguistic landscapes are an emerging field of study, which focus on the study of verbal and non-verbal language in urban public spaces, bringing together several disciplines, such as sociolinguistics, applied linguistics and semiotics. Thus, through its exploration, I intend to raise students' awareness of linguistic and cultural diversity and contribute to their becoming more complete readers of the world and conscious global citizens. Therefore, a pedagogical-didactic intervention/ research project was designed and implemented, which included six sessions, in a rural area school on the outskirts of the city of Aveiro, with a group of 4th grade students of primary school. Using the qualitative paradigm of action research type, data were collected through direct observation and field notes, videotapes, audio recordings, student work and productions, and interviews with a group of children from the class. The analysis of the data, through content analysis and categorization of the data, demonstrated the valuable contribution of the exploration of the linguistic landscape in raising awareness of linguistic and cultural diversity, to a more comprehensive reading of the surrounding world, and to the development of soft skills such as concentration, critical thinking and curiosity, while promoting the awareness of the subjects covered, turning students more conscious global citizens. The study revealed that through the knowledge of the linguistic landscape, it is possible to raise students' awareness of linguistic and cultural diversity, to establish dialogue and to promote critical and conscious reflection from the very early years of schooling, in an interdisciplinary and multimodal perspective.En este informe de prácticas, se presenta una investigación sobre la relevancia de explorar el paisaje lingüístico, en un contexto escolar con una clase de 4º año del 1er Ciclo de Enseñanza Básica, en un enfoque multimodal. El paisaje lingüístico es un campo de estudio emergente que se ocupa del estudio del lenguaje verbal y no verbal en los espacios públicos urbanos, agregando varias disciplinas, a saber, la sociolingüística, la lingüística aplicada y la semiótica. De este modo, a través de su exploración, pretendemos sensibilizar a los alumnos sobre la diversidad lingüística y cultural y contribuir a que se conviertan en lectores del mundo más completos y en ciudadanos globales conscientes. En este sentido, diseñamos e implementamos un proyecto de intervención/investigación pedagógico-didáctico que incluyó seis sesiones, en una escuela de una zona rural de la periferia de la ciudad de Aveiro, con un grupo de alumnos de 4º año del 1er Ciclo de Enseñanza Básica. Utilizando el paradigma cualitativo del tipo investigación-acción, los datos se recogieron mediante observaciones directas y notas de campo, grabaciones de vídeo, grabaciones de audio, trabajos y producciones de los alumnos y entrevistas realizadas a un grupo de niños de la clase. El análisis de los datos, a través del análisis de contenido y la categorización de los mismos, demostró la valiosa contribución de la exploración del paisaje lingüístico a la sensibilización de la diversidad lingüística y cultural, a una lectura más completa del mundo circundante y al desarrollo de habilidades transversales como la concentración, el pensamiento crítico y la curiosidad, sensibilizando a los alumnos sobre los temas tratados, haciéndolos ciudadanos globales más conscientes. El estudio reveló que a través del conocimiento del paisaje lingüístico es posible sensibilizar a los alumnos sobre la diversidad lingüística y cultural, estableciendo el diálogo y promoviendo la reflexión crítica y consciente desde los primeros años de escolarización, en una perspectiva interdisciplinar y multimodal.2022-02-02T13:45:10Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33090porSantos, Maria Beatriz Soares Tavares dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:36Zoai:ria.ua.pt:10773/33090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.466164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
title A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
spellingShingle A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Leitura do mundo
Multimodalisdade
1.º CEB
title_short A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
title_full A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
title_fullStr A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
title_full_unstemmed A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
title_sort A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
author Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
author_facet Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Leitura do mundo
Multimodalisdade
1.º CEB
topic Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Leitura do mundo
Multimodalisdade
1.º CEB
description Apresenta-se, neste Relatório de Estágio, uma investigação sobre a pertinência da exploração da paisagem linguística, no contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), numa abordagem multimodal. A paisagem linguística é um campo de estudos em emergência que se ocupa do estudo da linguagem verbal e não-verbal nos espaços públicos urbanos, agregando várias disciplinas, nomeadamente a sociolinguística, a linguística aplicada e a semiótica. Sendo assim, através da sua exploração, pretende-se sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e contribuir para que sejam leitores mais completos do mundo e cidadãos globais conscientes. Deste modo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção pedagógico-didático/ investigação que incluiu seis sessões, numa escola de uma zona rural na periferia da cidade de Aveiro, com um grupo de crianças do 4º ano do 1º CEB. Utilizando o paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de observações diretas e notas de campo, videogravações, gravações de áudio, trabalhos e produções dos alunos e entrevistas realizadas a um grupo de crianças da turma. A análise dos dados, através da análise de conteúdo e da categorização dos mesmos, demonstrou o contributo valioso da exploração da paisagem linguística para a sensibilização à diversidade linguística e cultural, para uma leitura mais completa do mundo envolvente e para o desenvolvimento de competências transversais como a concentração, o espírito crítico e a curiosidade, sensibilizando os alunos para as temáticas abordadas, tornando-os cidadãos globais mais conscientes. O estudo revelou que, através do conhecimento da paisagem linguística, é possível sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural, estabelecendo diálogo e promovendo a reflexão crítica e consciente logo desde os primeiros anos de escolaridade, numa perspetiva interdisciplinar e multimodal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T00:00:00Z
2021-12-15
2022-02-02T13:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33090
url http://hdl.handle.net/10773/33090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137701173133312