O Kamishibai Plurilingue e a relação escola-família no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29711 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender de que modo a divulgação de um projeto de sensibilização à diversidade linguística e cultural em torno da construção de um kamishibai plurilingue (KP) se constitui como uma oportunidade para estreitar a relação escola-família. Para além disso, foram também definidos os seguintes objetivos de investigação: Analisar o envolvimento familiar em torno do kamishibai Plurilingue; Perceber de que forma a participação das famílias contribui para o envolvimento dos alunos nas atividades e Conceber, implementar e avaliar um projeto kamishibai plurilingue no âmbito da SDLC. Tendo como pano de fundo a globalização e a diversidade linguística e cultural existente, preconizamos que é imprescindível que se inicie a sensibilização desde tenra idade para que as crianças desenvolvam competências socias, linguísticas e culturais que lhes permitam contactar com o Outro, respeitando-o e permitam a integração numa sociedade cada vez mais diversa/multicultural. Este relatório baseou-se na implementação de um projeto de intervenção didática, com a duração de 12 sessões, implementado numa turma do 2.º ano de escolaridade, com 22 alunos de uma escola da região de Aveiro, onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada do último semestre do curso (2019). Tratando-se de um estudo assente numa investigação qualitativa do tipo investigação-ação, os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram o questionário inicial (aos alunos) e final (aos encarregados de educação), entrevista final (à docente), entrevista focus group aos alunos, fichas de registo e notas de campo recolhidas na observação direta realizada ao longo das sessões. De forma a dar resposta aos objetivos e à questão de investigação, desenvolvemos um projeto com diversas atividades em torno do kamishibai plurilingue que permitisse por um lado sensibilizar e por outro, aproximar as famílias da vida escolar dos seus educandos. Após a análise de conteúdo dos dados, podemos concluir que os alunos desconheciam o kamishibai plurilingue e que as atividades implementadas em torno deste recurso permitiram desenvolver nas crianças atitudes de curiosidade e respeito pelas línguas e culturas, entusiasmo e motivação pela ferramenta, sendo que em simultâneo permitiram que as famílias interviessem e se envolvessem no projeto, o que resultou num estreitar de relações entre a escola e a família. |
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O Kamishibai Plurilingue e a relação escola-família no 1º CEBSensibilização à diversidade linguística e culturalAbordagens plurais das línguasKamishibai PlurilingueRelação escola-família1.º CEBO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender de que modo a divulgação de um projeto de sensibilização à diversidade linguística e cultural em torno da construção de um kamishibai plurilingue (KP) se constitui como uma oportunidade para estreitar a relação escola-família. Para além disso, foram também definidos os seguintes objetivos de investigação: Analisar o envolvimento familiar em torno do kamishibai Plurilingue; Perceber de que forma a participação das famílias contribui para o envolvimento dos alunos nas atividades e Conceber, implementar e avaliar um projeto kamishibai plurilingue no âmbito da SDLC. Tendo como pano de fundo a globalização e a diversidade linguística e cultural existente, preconizamos que é imprescindível que se inicie a sensibilização desde tenra idade para que as crianças desenvolvam competências socias, linguísticas e culturais que lhes permitam contactar com o Outro, respeitando-o e permitam a integração numa sociedade cada vez mais diversa/multicultural. Este relatório baseou-se na implementação de um projeto de intervenção didática, com a duração de 12 sessões, implementado numa turma do 2.º ano de escolaridade, com 22 alunos de uma escola da região de Aveiro, onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada do último semestre do curso (2019). Tratando-se de um estudo assente numa investigação qualitativa do tipo investigação-ação, os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram o questionário inicial (aos alunos) e final (aos encarregados de educação), entrevista final (à docente), entrevista focus group aos alunos, fichas de registo e notas de campo recolhidas na observação direta realizada ao longo das sessões. De forma a dar resposta aos objetivos e à questão de investigação, desenvolvemos um projeto com diversas atividades em torno do kamishibai plurilingue que permitisse por um lado sensibilizar e por outro, aproximar as famílias da vida escolar dos seus educandos. Após a análise de conteúdo dos dados, podemos concluir que os alunos desconheciam o kamishibai plurilingue e que as atividades implementadas em torno deste recurso permitiram desenvolver nas crianças atitudes de curiosidade e respeito pelas línguas e culturas, entusiasmo e motivação pela ferramenta, sendo que em simultâneo permitiram que as famílias interviessem e se envolvessem no projeto, o que resultou num estreitar de relações entre a escola e a família.The present Internship Report, developed in the scope of the Curricular Units, Supervised Pedagogical Practice and Educational Research Seminar, of the Master in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, aims to understand in which way the dissemination of a project to raise awareness to linguistic and cultural diversity around the construction of a multilingual kamishibai (MK) is an opportunity to strengthen the school-family relationship. In addition, the following research goals were also defined: Analyze the family involvement around Multilingual kamishibai; Understand in which way the family participation contributes to the student involvement in the activities and Design, implement and evaluate a multilingual Kamishibai project to raise awareness to linguistic and cultural diversity. With globalization as a background and the existing linguistic and cultural diversity, we praise that it is essential to start raising awareness at an early age to develop social, linguistic and cultural skills that allow children to contact with the Other, respect him and allow them to integrate into an increasingly diverse / multicultural society. This report was based on the implementation of a 12-session didactic intervention project, executed in a 2nd grade class, with 22 students from a school around Aveiro, where we developed our Supervised Pedagogical Practice. of the last semester of the course. The data collection methods and tools we used, in the case of this study based on a qualitative research of the type action research, were the questionnaire - initial (to the students) and final (to parents and guardians) -, final interview (to the teacher), focus group interview (to the students) and record sheets and field notes collected in the direct observation made throughout the sessions. In order to answer to the goals and to the research question, we developed a project with several activities around the multilingual kamishibai that would make possible, in one hand, to sensitize families and, in the other hand, to bring families closer to school life and their children. After analyzing the content of the data, we can conclude that the students were unaware of the multilingual kamishibai and that the activities implemented around this feature allowed the students to develop attitudes of curiosity and respect for languages and cultures, enthusiasm and motivation for the tool. Simultaneously it allowed families to intervene and get involved in the project, which resulted in closer relationships between the school and the family.2020-11-04T14:40:04Z2019-12-20T00:00:00Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29711porValente, Clara Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/29711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.452450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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