O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Luís Alberto Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9810
Resumo: Este trabalho discute o uso da água como fonte sonora na música contemporânea para percussão e suas técnicas de execução através de excertos musicais da obra Water Music (2004) do compositor Tan Dun (1957). Ao analisarmos o repertório para percussão escrito nos séculos XX e XXI, observamos que uma das características mais proeminentes nas obras que utilizam a água, como uma fonte de som, é a variedade de sons não convencionais que podem ser obtidos. A demanda técnica envolvida neste tipo de composição musical gera questões ao intérprete, uma vez que não são encontradas informações na bibliografia especializada relacionada com o uso de técnicas tão peculiares, exigidas neste tipo de repertório. O conhecimento sobre estas técnicas é obtido, de forma geral, através da tradição oral, o que pode não assegurar informações precisas sobre as possibilidades de performance instrumental sobre este assunto. Assim, o resultado musical corre o risco de nem sempre ser o mais satisfatório, pois nem estudante nem professor dispõem de fontes confiáveis que abordem o assunto de forma específica. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar e elucidar algumas técnicas que utilizam a água como um genuíno instrumento de percussão. O trabalho inicia com informações acerca da relação entre música e água e as diferentes abordagens dos compositores em relação ao líquido em diferentes épocas. Em seguida, uma discussão sobre as diferentes possibilidades do uso da água no repertório para percussão e as técnicas da percussão aquática empregadas na obra Water Music. Por fim, é realizada uma análise dessa obra abordando questões interpretativas e técnicas de sua performance. Espera-se também que esta investigação possa contribuir para o enriquecimento da informação existente da música contemporânea, onde há uma escassez relacionada ao repertório para percussão aquática em particular.
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