O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9810 |
Resumo: | Este trabalho discute o uso da água como fonte sonora na música contemporânea para percussão e suas técnicas de execução através de excertos musicais da obra Water Music (2004) do compositor Tan Dun (1957). Ao analisarmos o repertório para percussão escrito nos séculos XX e XXI, observamos que uma das características mais proeminentes nas obras que utilizam a água, como uma fonte de som, é a variedade de sons não convencionais que podem ser obtidos. A demanda técnica envolvida neste tipo de composição musical gera questões ao intérprete, uma vez que não são encontradas informações na bibliografia especializada relacionada com o uso de técnicas tão peculiares, exigidas neste tipo de repertório. O conhecimento sobre estas técnicas é obtido, de forma geral, através da tradição oral, o que pode não assegurar informações precisas sobre as possibilidades de performance instrumental sobre este assunto. Assim, o resultado musical corre o risco de nem sempre ser o mais satisfatório, pois nem estudante nem professor dispõem de fontes confiáveis que abordem o assunto de forma específica. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar e elucidar algumas técnicas que utilizam a água como um genuíno instrumento de percussão. O trabalho inicia com informações acerca da relação entre música e água e as diferentes abordagens dos compositores em relação ao líquido em diferentes épocas. Em seguida, uma discussão sobre as diferentes possibilidades do uso da água no repertório para percussão e as técnicas da percussão aquática empregadas na obra Water Music. Por fim, é realizada uma análise dessa obra abordando questões interpretativas e técnicas de sua performance. Espera-se também que esta investigação possa contribuir para o enriquecimento da informação existente da música contemporânea, onde há uma escassez relacionada ao repertório para percussão aquática em particular. |
id |
RCAP_f9b0a712193382674a204926230a3537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan DunMúsicaInstrumentos de percussãoTécnicas instrumentaisEste trabalho discute o uso da água como fonte sonora na música contemporânea para percussão e suas técnicas de execução através de excertos musicais da obra Water Music (2004) do compositor Tan Dun (1957). Ao analisarmos o repertório para percussão escrito nos séculos XX e XXI, observamos que uma das características mais proeminentes nas obras que utilizam a água, como uma fonte de som, é a variedade de sons não convencionais que podem ser obtidos. A demanda técnica envolvida neste tipo de composição musical gera questões ao intérprete, uma vez que não são encontradas informações na bibliografia especializada relacionada com o uso de técnicas tão peculiares, exigidas neste tipo de repertório. O conhecimento sobre estas técnicas é obtido, de forma geral, através da tradição oral, o que pode não assegurar informações precisas sobre as possibilidades de performance instrumental sobre este assunto. Assim, o resultado musical corre o risco de nem sempre ser o mais satisfatório, pois nem estudante nem professor dispõem de fontes confiáveis que abordem o assunto de forma específica. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar e elucidar algumas técnicas que utilizam a água como um genuíno instrumento de percussão. O trabalho inicia com informações acerca da relação entre música e água e as diferentes abordagens dos compositores em relação ao líquido em diferentes épocas. Em seguida, uma discussão sobre as diferentes possibilidades do uso da água no repertório para percussão e as técnicas da percussão aquática empregadas na obra Water Music. Por fim, é realizada uma análise dessa obra abordando questões interpretativas e técnicas de sua performance. Espera-se também que esta investigação possa contribuir para o enriquecimento da informação existente da música contemporânea, onde há uma escassez relacionada ao repertório para percussão aquática em particular.This paper discusses the use of water as a sound source in contemporary music for percussion and its performing techniques through musical examples from Tan Dunʼs work Water Music (2004). Looking at the percussion repertoire written in the XX and XXI centuries, we realize that one of the most prominent characteristics in the works that use water, as a sound source, is the variety of unconventional sounds that can be obtained. The technical demand involved in such varied musical composition generates questions to the interpreter, since no information are found in the specialized bibliography related to the use of such peculiar techniques, required in this kind of repertoire. The knowledge about these techniques is obtained, in general, via oral tradition, which may not provide accurate information about the possibilities of instrumental performance on this subject. Thus, the final musical result is likely to not always be the most satisfactory, because neither professor nor student can call on reliable sources that broach the issue specifically. The aim in this research is, therefore, to investigate and elucidate some techniques that use water as a percussive instrument. It begins with an overview of relationship between music and water and how water was approached among composers in different periods of time. Then a discussion of different possibilities in water percussion and some key water percussion techniques used in Water Music. Finally, an analysis of Tan Dunʼs work is made addressing technical and interpretative issues about its performance. It also hopes to contribute to the enrichment of existing information in contemporary music, where there is a shortage related to the repertoire for water percussion in particular.Universidade de Aveiro2013-03-01T16:03:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9810porBittencourt, Luís Alberto Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:59Zoai:ria.ua.pt:10773/9810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:33.929606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
title |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
spellingShingle |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun Bittencourt, Luís Alberto Teixeira Música Instrumentos de percussão Técnicas instrumentais |
title_short |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
title_full |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
title_fullStr |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
title_full_unstemmed |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
title_sort |
O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra "Water Music" de Tan Dun |
author |
Bittencourt, Luís Alberto Teixeira |
author_facet |
Bittencourt, Luís Alberto Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Luís Alberto Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Instrumentos de percussão Técnicas instrumentais |
topic |
Música Instrumentos de percussão Técnicas instrumentais |
description |
Este trabalho discute o uso da água como fonte sonora na música contemporânea para percussão e suas técnicas de execução através de excertos musicais da obra Water Music (2004) do compositor Tan Dun (1957). Ao analisarmos o repertório para percussão escrito nos séculos XX e XXI, observamos que uma das características mais proeminentes nas obras que utilizam a água, como uma fonte de som, é a variedade de sons não convencionais que podem ser obtidos. A demanda técnica envolvida neste tipo de composição musical gera questões ao intérprete, uma vez que não são encontradas informações na bibliografia especializada relacionada com o uso de técnicas tão peculiares, exigidas neste tipo de repertório. O conhecimento sobre estas técnicas é obtido, de forma geral, através da tradição oral, o que pode não assegurar informações precisas sobre as possibilidades de performance instrumental sobre este assunto. Assim, o resultado musical corre o risco de nem sempre ser o mais satisfatório, pois nem estudante nem professor dispõem de fontes confiáveis que abordem o assunto de forma específica. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar e elucidar algumas técnicas que utilizam a água como um genuíno instrumento de percussão. O trabalho inicia com informações acerca da relação entre música e água e as diferentes abordagens dos compositores em relação ao líquido em diferentes épocas. Em seguida, uma discussão sobre as diferentes possibilidades do uso da água no repertório para percussão e as técnicas da percussão aquática empregadas na obra Water Music. Por fim, é realizada uma análise dessa obra abordando questões interpretativas e técnicas de sua performance. Espera-se também que esta investigação possa contribuir para o enriquecimento da informação existente da música contemporânea, onde há uma escassez relacionada ao repertório para percussão aquática em particular. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-01T16:03:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9810 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137517469958144 |