A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Pedro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/529
Resumo: Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.
id RCAP_f9b6fa31d4a8e9b73a173f24e40e8fd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamentoCompreensão da leituraEnsino da leituraEnsino Básico PortuguêsPrograma Nacional de Ensino do PortuguêsEste artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCustódio, Pedro2011-08-24T11:01:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/529porCustódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-1411646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.406525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
title A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
spellingShingle A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
Custódio, Pedro
Compreensão da leitura
Ensino da leitura
Ensino Básico Português
Programa Nacional de Ensino do Português
title_short A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
title_full A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
title_fullStr A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
title_full_unstemmed A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
title_sort A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
author Custódio, Pedro
author_facet Custódio, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Ensino da leitura
Ensino Básico Português
Programa Nacional de Ensino do Português
topic Compreensão da leitura
Ensino da leitura
Ensino Básico Português
Programa Nacional de Ensino do Português
description Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-24T11:01:33Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/529
url http://hdl.handle.net/10400.15/529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Custódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-141
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021789208576