A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/529 |
Resumo: | Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools. |
id |
RCAP_f9b6fa31d4a8e9b73a173f24e40e8fd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamentoCompreensão da leituraEnsino da leituraEnsino Básico PortuguêsPrograma Nacional de Ensino do PortuguêsEste artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCustódio, Pedro2011-08-24T11:01:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/529porCustódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-1411646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.406525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
title |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
spellingShingle |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento Custódio, Pedro Compreensão da leitura Ensino da leitura Ensino Básico Português Programa Nacional de Ensino do Português |
title_short |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
title_full |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
title_fullStr |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
title_full_unstemmed |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
title_sort |
A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento |
author |
Custódio, Pedro |
author_facet |
Custódio, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão da leitura Ensino da leitura Ensino Básico Português Programa Nacional de Ensino do Português |
topic |
Compreensão da leitura Ensino da leitura Ensino Básico Português Programa Nacional de Ensino do Português |
description |
Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-24T11:01:33Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/529 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Custódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-141 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137021789208576 |