Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38920 |
Resumo: | O turismo como um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental é consequentemente um dos mais influenciados pela emergência dos media sociais. Atualmente, a utilização generalizada de media social e, em especial, o crescimento exponencial das plataformas de redes sociais, estão a provocar alterações radicais na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara de incorporação de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na Internet. Perante esta realidade, as Destination Management Organization – Organizações de Gestão de Destinos (DMO), como organizações dinâmicas, cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos têm que se adaptar de forma a enquadrar-se perante os desafios colocados por este novo paradigma de interação e comunicação. O trabalho apresentado neste artigo faz uma análise da utilização de medias sociais por entidades ligadas ao destino turístico Serra da Estrela, identificando os adotados e, se existe alguma preocupação com a valorização de conteúdos gerados pelos utilizadores. A metodologia utilizada foi baseada na construção de uma grelha de observação, onde foram registados pelos investigadores os dados recolhidos relativos a cada um dos websites das DMO consideradas. |
id |
RCAP_fab8d3518d74cf6043e409fdec612de3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da EstrelaOrganização de gestão de destinosMedia sociaisSerra da EstrelaTurismoWeb 2.0O turismo como um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental é consequentemente um dos mais influenciados pela emergência dos media sociais. Atualmente, a utilização generalizada de media social e, em especial, o crescimento exponencial das plataformas de redes sociais, estão a provocar alterações radicais na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara de incorporação de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na Internet. Perante esta realidade, as Destination Management Organization – Organizações de Gestão de Destinos (DMO), como organizações dinâmicas, cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos têm que se adaptar de forma a enquadrar-se perante os desafios colocados por este novo paradigma de interação e comunicação. O trabalho apresentado neste artigo faz uma análise da utilização de medias sociais por entidades ligadas ao destino turístico Serra da Estrela, identificando os adotados e, se existe alguma preocupação com a valorização de conteúdos gerados pelos utilizadores. A metodologia utilizada foi baseada na construção de uma grelha de observação, onde foram registados pelos investigadores os dados recolhidos relativos a cada um dos websites das DMO consideradas.Tourism is an economic sector in which information plays a primary role and, therefore, highly influenced by the emergence of social media. Currently, the widespread use of social media and, in particular, the exponential growth of social networking platforms is creating global changes in the promotion of tourist destinations, with a well-defined strategy for incorporating usergenerated contents (UGC). Due to this, the Destination Management Organizations (DMO), as dynamic organizations, whose primary goal is the promotion of tourist destinations, have to adapt to this new reality in order to meet the challenges produced by this new paradigm of interaction and communication. This paper analyses the use of social media by organizations linked to the tourist destination “Serra da Estrela” in order to identify which are being used and if there is a concern with valuing UGC. As methodology, we developed an observation grid, where the collected data, from the DMO websites considered in the study, were registered by the researchers.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-24T08:29:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38920por1645-926110.34624/rtd.v1i17/18.12845Roque, VítorFernandes, GonçaloRaposo, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:04Zoai:ria.ua.pt:10773/38920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:13.557701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
title |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
spellingShingle |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela Roque, Vítor Organização de gestão de destinos Media sociais Serra da Estrela Turismo Web 2.0 |
title_short |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
title_full |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
title_fullStr |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
title_full_unstemmed |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
title_sort |
Identificação dos media sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela |
author |
Roque, Vítor |
author_facet |
Roque, Vítor Fernandes, Gonçalo Raposo, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Gonçalo Raposo, Rui |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Vítor Fernandes, Gonçalo Raposo, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização de gestão de destinos Media sociais Serra da Estrela Turismo Web 2.0 |
topic |
Organização de gestão de destinos Media sociais Serra da Estrela Turismo Web 2.0 |
description |
O turismo como um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental é consequentemente um dos mais influenciados pela emergência dos media sociais. Atualmente, a utilização generalizada de media social e, em especial, o crescimento exponencial das plataformas de redes sociais, estão a provocar alterações radicais na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara de incorporação de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na Internet. Perante esta realidade, as Destination Management Organization – Organizações de Gestão de Destinos (DMO), como organizações dinâmicas, cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos têm que se adaptar de forma a enquadrar-se perante os desafios colocados por este novo paradigma de interação e comunicação. O trabalho apresentado neste artigo faz uma análise da utilização de medias sociais por entidades ligadas ao destino turístico Serra da Estrela, identificando os adotados e, se existe alguma preocupação com a valorização de conteúdos gerados pelos utilizadores. A metodologia utilizada foi baseada na construção de uma grelha de observação, onde foram registados pelos investigadores os dados recolhidos relativos a cada um dos websites das DMO consideradas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01 2023-07-24T08:29:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38920 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9261 10.34624/rtd.v1i17/18.12845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137743503097856 |