Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Raimunda Calisto de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre letramento literário com base na interdisciplinaridade, que visa instigar e desenvolver no aluno um interesse por literatura através de obras de diferentes gêneros, produzidas por escritores cearenses, a saber: o poema “A força de Maria”(2009), de Fátima Teles; a crônica “ O Espírito do Casarão”(2013), de José Flávio Vieira; a Lenda “A Lenda da Pedra da Batateira” (2020), de Fátima Teles; o conto “Milagre em Juazeiro” (2005), de Ronaldo Correia de Brito; e romance, O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz. Esta pesquisa tem como foco o ensino da leitura de textos literários para alunos do 9º ano do ensino Fundamental, e configura-­se pela produção de um Caderno de Leitura Literária, como proposta de intervenção pedagógica a ser desenvolvida por meio de obras de autores cearenses, com o propósito de alcançar e trazer o aluno para a literatura e, assim, para o ensino, contribuindo também para cultura local, e desenvolver neles, comportamentos leitores. O Caderno servirá de subsídio para professores de diferentes áreas do ensino, uma vez que se encaixa nos moldes interdisciplinares, intercruzando conhecimentos dos componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O produto oferece orientação pedagógica ao professor, com atividades de leitura, em sintonia com as competências e habilidades leitoras a serem desenvolvidas pelos alunos. Para elaboração desse produto, recorremos a contribuição teórica de Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2020), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), dentre outros. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que trata de uma proposta de intervenção pedagógica, a qual se apresenta como produto final da mesma, o Caderno de Leitura Literária com Escritores Cearenses numa perspectiva interdisciplinar.
id UFCG_c3fc6d3044330a15967efa5f93f39ded
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21567
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.Literature and culture: literary reading book with writers from Ceará for the 9th year.LeituraLetramento literárioCaderno de leituraInterdisciplinaridadeLeitura cearenseEnsino fundamentalReadingLiterary literacyReading bookInterdisciplinarityReading from CearáElementary SchoolLetras.Este trabalho é um estudo sobre letramento literário com base na interdisciplinaridade, que visa instigar e desenvolver no aluno um interesse por literatura através de obras de diferentes gêneros, produzidas por escritores cearenses, a saber: o poema “A força de Maria”(2009), de Fátima Teles; a crônica “ O Espírito do Casarão”(2013), de José Flávio Vieira; a Lenda “A Lenda da Pedra da Batateira” (2020), de Fátima Teles; o conto “Milagre em Juazeiro” (2005), de Ronaldo Correia de Brito; e romance, O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz. Esta pesquisa tem como foco o ensino da leitura de textos literários para alunos do 9º ano do ensino Fundamental, e configura-­se pela produção de um Caderno de Leitura Literária, como proposta de intervenção pedagógica a ser desenvolvida por meio de obras de autores cearenses, com o propósito de alcançar e trazer o aluno para a literatura e, assim, para o ensino, contribuindo também para cultura local, e desenvolver neles, comportamentos leitores. O Caderno servirá de subsídio para professores de diferentes áreas do ensino, uma vez que se encaixa nos moldes interdisciplinares, intercruzando conhecimentos dos componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O produto oferece orientação pedagógica ao professor, com atividades de leitura, em sintonia com as competências e habilidades leitoras a serem desenvolvidas pelos alunos. Para elaboração desse produto, recorremos a contribuição teórica de Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2020), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), dentre outros. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que trata de uma proposta de intervenção pedagógica, a qual se apresenta como produto final da mesma, o Caderno de Leitura Literária com Escritores Cearenses numa perspectiva interdisciplinar.This work is a study on literary literacy based on interdisciplinarity, which aims to instigate and develop in the student an interest in literature through works of different genres, produced by writers from Ceará, namely: the poem “The strength of Maria” (2009) , by Fatima Teles; the chronicle “O Espírito do Casarão” (2013), by José Flávio Vieira; the Legend “The Legend of Pedra da Batateira” (2020), by Fátima Teles; the short story “Milagre em Juazeiro” (2005), by Ronaldo Correia de Brito; and romance, O Quinze (1930), by Rachel de Queiroz. This research focuses on the teaching of reading literary texts for students in the 9th grade of elementary school, and is configured by the production of a Literary Reading Notebook, as a pedagogical intervention proposal to be developed through works by authors from Ceará, with the purpose of reaching and bringing the student to literature and, thus, to teaching, also contributing to local culture, and developing reader behavior in them. The booklet will serve as a subsidy for teachers from different areas of education, as it fits into the interdisciplinary molds, crossing knowledge of the curricular components of the Area of Applied Human and Social Sciences. The product offers pedagogical guidance to the teacher, with reading activities, in line with the reading competences and skills to be developed by the students. To elaborate this product, we used the theoretical contribution of Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2011), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), among others. This research is bibliographical in nature, with a qualitative approach of applied nature, since it deals with a proposal for a pedagogical intervention, which is presented as its final product, a Notebook of Literary Reading with Writers from the Brazilian State of Ceará, in a interdisciplinar perspective.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564COSTA, Maria Suely.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.BRITO, Raimunda Calisto de.2021-04-282021-10-21T11:52:39Z2021-10-212021-10-21T11:52:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567BRITO, Raimunda Calisto de. Leitura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses para o 9° ano. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-22T17:23:29Zoai:localhost:riufcg/21567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-22T17:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
Literature and culture: literary reading book with writers from Ceará for the 9th year.
title Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
spellingShingle Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
BRITO, Raimunda Calisto de.
Leitura
Letramento literário
Caderno de leitura
Interdisciplinaridade
Leitura cearense
Ensino fundamental
Reading
Literary literacy
Reading book
Interdisciplinarity
Reading from Ceará
Elementary School
Letras.
title_short Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
title_full Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
title_fullStr Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
title_full_unstemmed Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
title_sort Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
author BRITO, Raimunda Calisto de.
author_facet BRITO, Raimunda Calisto de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
COSTA, Maria Suely.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Raimunda Calisto de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Caderno de leitura
Interdisciplinaridade
Leitura cearense
Ensino fundamental
Reading
Literary literacy
Reading book
Interdisciplinarity
Reading from Ceará
Elementary School
Letras.
topic Leitura
Letramento literário
Caderno de leitura
Interdisciplinaridade
Leitura cearense
Ensino fundamental
Reading
Literary literacy
Reading book
Interdisciplinarity
Reading from Ceará
Elementary School
Letras.
description Este trabalho é um estudo sobre letramento literário com base na interdisciplinaridade, que visa instigar e desenvolver no aluno um interesse por literatura através de obras de diferentes gêneros, produzidas por escritores cearenses, a saber: o poema “A força de Maria”(2009), de Fátima Teles; a crônica “ O Espírito do Casarão”(2013), de José Flávio Vieira; a Lenda “A Lenda da Pedra da Batateira” (2020), de Fátima Teles; o conto “Milagre em Juazeiro” (2005), de Ronaldo Correia de Brito; e romance, O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz. Esta pesquisa tem como foco o ensino da leitura de textos literários para alunos do 9º ano do ensino Fundamental, e configura-­se pela produção de um Caderno de Leitura Literária, como proposta de intervenção pedagógica a ser desenvolvida por meio de obras de autores cearenses, com o propósito de alcançar e trazer o aluno para a literatura e, assim, para o ensino, contribuindo também para cultura local, e desenvolver neles, comportamentos leitores. O Caderno servirá de subsídio para professores de diferentes áreas do ensino, uma vez que se encaixa nos moldes interdisciplinares, intercruzando conhecimentos dos componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O produto oferece orientação pedagógica ao professor, com atividades de leitura, em sintonia com as competências e habilidades leitoras a serem desenvolvidas pelos alunos. Para elaboração desse produto, recorremos a contribuição teórica de Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2020), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), dentre outros. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que trata de uma proposta de intervenção pedagógica, a qual se apresenta como produto final da mesma, o Caderno de Leitura Literária com Escritores Cearenses numa perspectiva interdisciplinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
2021-10-21T11:52:39Z
2021-10-21
2021-10-21T11:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567
BRITO, Raimunda Calisto de. Leitura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses para o 9° ano. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567
identifier_str_mv BRITO, Raimunda Calisto de. Leitura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses para o 9° ano. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744511797035008