Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33262 https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8 |
Resumo: | A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais." |
id |
RCAP_fae8a4e61b578474daed5860a99194f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogosLeituraBiblioteca escolarA coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais."Edufro2023-01-09T11:20:20Z2023-01-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/33262http://hdl.handle.net/10174/33262https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8por978-65-87539-92-8naosimndapb@uevora.ptndPimenta, Jussara SantosBalça, ÂngelaSilva, Márcio Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:04.003155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
title |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
spellingShingle |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos Pimenta, Jussara Santos Leitura Biblioteca escolar |
title_short |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
title_full |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
title_fullStr |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
title_sort |
Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
author |
Pimenta, Jussara Santos |
author_facet |
Pimenta, Jussara Santos Balça, Ângela Silva, Márcio Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela Silva, Márcio Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Jussara Santos Balça, Ângela Silva, Márcio Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Biblioteca escolar |
topic |
Leitura Biblioteca escolar |
description |
A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais." |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-09T11:20:20Z 2023-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33262 http://hdl.handle.net/10174/33262 https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33262 https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-65-87539-92-8 nao sim nd apb@uevora.pt nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edufro |
publisher.none.fl_str_mv |
Edufro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136702288101376 |