A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rui Pedro Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13894
Resumo: O presente trabalho pretende analisar as principais características do modelo pedagógico do projeto educativo Novas Rotas. Este é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma comunidade de aprendizagem, pensada para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, considera-se que toda a comunidade educativa, e não só os docentes, toma parte ativa no processo educativo, assentando o seu modelo organizacional no paradigma educativo da comunicação. De acordo com o definido no modelo, assume-se a individualização das aprendizagens, a partir das caraterísticas de cada criança, estruturadas em torno dos seus interesses e assumindo a sua progressiva autonomia e responsabilização pelo ato educativo. O estudo agora desenvolvido, para além de procurar analisar o modelo pedagógico deste projeto, procurou, também, analisar as práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas pelos docentes e a existência de supervisão pedagógica formativa. Para a concretização do estudo optámos pela abordagem metodológica Estudo de Caso de cariz qualitativo, para compreender as perceções de todos os atores envolvidos no projeto. Para a recolha de dados, recorremos à realização de entrevistas e à análise de documentos oficiais relacionados com o projeto Novas Rotas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que foram desenvolvidas práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras, associadas ao paradigma educativo da comunicação, com o desenvolvimento de metodologias ativas e pedagogias colaborativas. Para além disso, pudemos concluir, ainda, que foram desenvolvidas práticas auto e heterossupervisivas, de caráter horizontal, formativo e colaborativo, aliadas ao trabalho entre pares em torno das práticas docentes.
id RCAP_fb5e49b1cd33b523187ab70ccd7b488b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas RotasSupervisão pedagógicaInovação pedagógicaComunidade de aprendizagem e de práticaTrabalho colaborativoProjeto Novas RotasPedagogical supervisionPedagogical innovationLearning communityCollaborative workNovas RotasODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente trabalho pretende analisar as principais características do modelo pedagógico do projeto educativo Novas Rotas. Este é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma comunidade de aprendizagem, pensada para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, considera-se que toda a comunidade educativa, e não só os docentes, toma parte ativa no processo educativo, assentando o seu modelo organizacional no paradigma educativo da comunicação. De acordo com o definido no modelo, assume-se a individualização das aprendizagens, a partir das caraterísticas de cada criança, estruturadas em torno dos seus interesses e assumindo a sua progressiva autonomia e responsabilização pelo ato educativo. O estudo agora desenvolvido, para além de procurar analisar o modelo pedagógico deste projeto, procurou, também, analisar as práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas pelos docentes e a existência de supervisão pedagógica formativa. Para a concretização do estudo optámos pela abordagem metodológica Estudo de Caso de cariz qualitativo, para compreender as perceções de todos os atores envolvidos no projeto. Para a recolha de dados, recorremos à realização de entrevistas e à análise de documentos oficiais relacionados com o projeto Novas Rotas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que foram desenvolvidas práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras, associadas ao paradigma educativo da comunicação, com o desenvolvimento de metodologias ativas e pedagogias colaborativas. Para além disso, pudemos concluir, ainda, que foram desenvolvidas práticas auto e heterossupervisivas, de caráter horizontal, formativo e colaborativo, aliadas ao trabalho entre pares em torno das práticas docentes.The present work is intended to analyze the main characteristics of the pedagogical model of the educational project Novas Rotas. This is a project that has, as its main purpose, the creation of a learning community, designed for the children’s holistic development. In what this purpose is concerned, it is considered that the entire educational community, and not just the teachers, takes an active part in the educational process, basing its organizational model on the educational paradigm of communication. According to its model, it is assumed the adequacy of the learning process, based on each learner’s characteristics, structured around their interests and in their progressive autonomy and responsibility. The study developed, in addition to the matter referred above, also sought to analyze the collaborative working practices developed by teachers and the existence of formative pedagogical supervision. For carrying out the study, we opted for the qualitative Case Study methodological approach, in order to understand the perceptions of all the subjects involved in the project. For data collection, we performed interviews and we used official documents related to the Novas Rotas project. Through data analysis, it was possible to conclude that there were developed innovative pedagogical and organizational practices, related to the educational paradigm of communication, with the development of active methodologies and collaborative pedagogies. In addition, we were able to conclude that self- and hetero-supervising practices were developed, of a horizontal, formative and collaborative nature, allied to peer-to-peer work around teaching practices.Moreira, J. AntónioRepositório AbertoTeixeira, Rui Pedro Santos2023-05-30T08:00:00Z2023-05-242023-05-302023-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13894TID:203321200porTeixeira, Rui Pedro Santos - A supervisão pedagógica na inovação pedagógica [Em linha]: o caso do Projeto Novas Rotas. [S.l.]: [s.n.], 2023. 201 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:53.363454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
title A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
spellingShingle A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
Teixeira, Rui Pedro Santos
Supervisão pedagógica
Inovação pedagógica
Comunidade de aprendizagem e de prática
Trabalho colaborativo
Projeto Novas Rotas
Pedagogical supervision
Pedagogical innovation
Learning community
Collaborative work
Novas Rotas
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
title_full A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
title_fullStr A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
title_sort A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas
author Teixeira, Rui Pedro Santos
author_facet Teixeira, Rui Pedro Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, J. António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rui Pedro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Inovação pedagógica
Comunidade de aprendizagem e de prática
Trabalho colaborativo
Projeto Novas Rotas
Pedagogical supervision
Pedagogical innovation
Learning community
Collaborative work
Novas Rotas
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Supervisão pedagógica
Inovação pedagógica
Comunidade de aprendizagem e de prática
Trabalho colaborativo
Projeto Novas Rotas
Pedagogical supervision
Pedagogical innovation
Learning community
Collaborative work
Novas Rotas
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O presente trabalho pretende analisar as principais características do modelo pedagógico do projeto educativo Novas Rotas. Este é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma comunidade de aprendizagem, pensada para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, considera-se que toda a comunidade educativa, e não só os docentes, toma parte ativa no processo educativo, assentando o seu modelo organizacional no paradigma educativo da comunicação. De acordo com o definido no modelo, assume-se a individualização das aprendizagens, a partir das caraterísticas de cada criança, estruturadas em torno dos seus interesses e assumindo a sua progressiva autonomia e responsabilização pelo ato educativo. O estudo agora desenvolvido, para além de procurar analisar o modelo pedagógico deste projeto, procurou, também, analisar as práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas pelos docentes e a existência de supervisão pedagógica formativa. Para a concretização do estudo optámos pela abordagem metodológica Estudo de Caso de cariz qualitativo, para compreender as perceções de todos os atores envolvidos no projeto. Para a recolha de dados, recorremos à realização de entrevistas e à análise de documentos oficiais relacionados com o projeto Novas Rotas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que foram desenvolvidas práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras, associadas ao paradigma educativo da comunicação, com o desenvolvimento de metodologias ativas e pedagogias colaborativas. Para além disso, pudemos concluir, ainda, que foram desenvolvidas práticas auto e heterossupervisivas, de caráter horizontal, formativo e colaborativo, aliadas ao trabalho entre pares em torno das práticas docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30T08:00:00Z
2023-05-24
2023-05-30
2023-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13894
TID:203321200
url http://hdl.handle.net/10400.2/13894
identifier_str_mv TID:203321200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, Rui Pedro Santos - A supervisão pedagógica na inovação pedagógica [Em linha]: o caso do Projeto Novas Rotas. [S.l.]: [s.n.], 2023. 201 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135122927124480