Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Cristina Moderno de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3916
Resumo: Esta investigação surge no âmbito da área de Administração Educacional, investigou se o papel de dois líderes de géneros distintos, numa escola secundária do Funchal. O local de estudo foi uma escola secundária do Funchal. Os informantes foram a atual e o anterior Presidentes do Conselho Executivo (PCE), Coordenadores por Área Pedagógica e Diretores de Turma afetos à instituição mencionada. Além disso entrevistou-se uma pessoa que não está afeta à instituição, mas que está ligada às questões de género. O objetivo foi compreender se os estilos de liderança, aliados ao género, contribuem para a transformação da organização. A metodologia utilizada nesta investigação foi o Estudo de Caso e o instrumento fundamental de recolha de dados utilizado foi a entrevista. Este instrumento permite dispor os dados de forma mais próxima do sujeito e de forma mais precisa, possibilitando assim, a comparação entre diversas perspetivas e opiniões recolhidas entre os entrevistados. Através desta investigação foi possível compreender que o género relacionado com a liderança não é um fator decisivo na alteração da dinâmica e na transformação da escola. De facto, poderão existir diferenças pessoais e de género, no entanto, essas diferenças não são decisivas no exercício da liderança. Um líder bem-sucedido deve ser competente e ter a qualificação necessária para o cargo. A liderança não se altera apenas porque o género do líder se alterou, existem diversos fatores que a influenciam e espero poder mostrar isso ao longo deste trabalho.
id RCAP_fba93c2df3f757c542ad4da486b0d29b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAMLiderançaGéneroEscolaPresidente do Conselho ExecutivoLeadershipGenreSchoolPresident of the Executive CouncilCiências da Educação - Administração Educacional.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação surge no âmbito da área de Administração Educacional, investigou se o papel de dois líderes de géneros distintos, numa escola secundária do Funchal. O local de estudo foi uma escola secundária do Funchal. Os informantes foram a atual e o anterior Presidentes do Conselho Executivo (PCE), Coordenadores por Área Pedagógica e Diretores de Turma afetos à instituição mencionada. Além disso entrevistou-se uma pessoa que não está afeta à instituição, mas que está ligada às questões de género. O objetivo foi compreender se os estilos de liderança, aliados ao género, contribuem para a transformação da organização. A metodologia utilizada nesta investigação foi o Estudo de Caso e o instrumento fundamental de recolha de dados utilizado foi a entrevista. Este instrumento permite dispor os dados de forma mais próxima do sujeito e de forma mais precisa, possibilitando assim, a comparação entre diversas perspetivas e opiniões recolhidas entre os entrevistados. Através desta investigação foi possível compreender que o género relacionado com a liderança não é um fator decisivo na alteração da dinâmica e na transformação da escola. De facto, poderão existir diferenças pessoais e de género, no entanto, essas diferenças não são decisivas no exercício da liderança. Um líder bem-sucedido deve ser competente e ter a qualificação necessária para o cargo. A liderança não se altera apenas porque o género do líder se alterou, existem diversos fatores que a influenciam e espero poder mostrar isso ao longo deste trabalho.This investigation arises in the area of Educational Administration, investigating the role of two leaders of different genres, in a Secondary School. The place of study was the Secondary School in Funchal. The target audience was the current and former Presidents of the Executive Council (PCE), Coordinators by Pedagogical Area and Class Directors assigned to the institution mentioned. In addition, a person was interviewed who is not affected by the institution, but who is linked to gender issues. The objective was to understand the leadership styles and what role the leader plays in the organization, checking how his attitudes and behaviors contribute to the transformation of the organization. One of the most important aspects that will be taken into account in this study is the fact that the two leaders are of different genders. The methodology used in this investigation was the Case Study and follows the qualitative paradigm, as it seeks to understand the present reality, specifically in this school. The data collection instrument used was the interview. This instrument makes it possible to collect the data closer to the subject and more precisely, thus making it possible to compare different perspectives and opinions collected among the interviewees. Through this investigation it was possible to understand that gender related to leadership is not a decisive factor in changing the dynamics and transformation of the school. In fact, there may be personal differences between genders, however, they are not decisive in exercising leadership. A successful leader must be competent and have the necessary qualifications for the position. Leadership does not change just because the gender of the leader has changed, there are several factors that influence it.Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deDigitUMaFreitas, Ana Cristina Moderno de2021-12-16T08:59:24Z2021-03-04T00:00:00Z2021-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3916202813304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:29.377295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
title Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
spellingShingle Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
Freitas, Ana Cristina Moderno de
Liderança
Género
Escola
Presidente do Conselho Executivo
Leadership
Genre
School
President of the Executive Council
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
title_full Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
title_fullStr Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
title_full_unstemmed Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
title_sort Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAM
author Freitas, Ana Cristina Moderno de
author_facet Freitas, Ana Cristina Moderno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Cristina Moderno de
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Género
Escola
Presidente do Conselho Executivo
Leadership
Genre
School
President of the Executive Council
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Liderança
Género
Escola
Presidente do Conselho Executivo
Leadership
Genre
School
President of the Executive Council
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta investigação surge no âmbito da área de Administração Educacional, investigou se o papel de dois líderes de géneros distintos, numa escola secundária do Funchal. O local de estudo foi uma escola secundária do Funchal. Os informantes foram a atual e o anterior Presidentes do Conselho Executivo (PCE), Coordenadores por Área Pedagógica e Diretores de Turma afetos à instituição mencionada. Além disso entrevistou-se uma pessoa que não está afeta à instituição, mas que está ligada às questões de género. O objetivo foi compreender se os estilos de liderança, aliados ao género, contribuem para a transformação da organização. A metodologia utilizada nesta investigação foi o Estudo de Caso e o instrumento fundamental de recolha de dados utilizado foi a entrevista. Este instrumento permite dispor os dados de forma mais próxima do sujeito e de forma mais precisa, possibilitando assim, a comparação entre diversas perspetivas e opiniões recolhidas entre os entrevistados. Através desta investigação foi possível compreender que o género relacionado com a liderança não é um fator decisivo na alteração da dinâmica e na transformação da escola. De facto, poderão existir diferenças pessoais e de género, no entanto, essas diferenças não são decisivas no exercício da liderança. Um líder bem-sucedido deve ser competente e ter a qualificação necessária para o cargo. A liderança não se altera apenas porque o género do líder se alterou, existem diversos fatores que a influenciam e espero poder mostrar isso ao longo deste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T08:59:24Z
2021-03-04T00:00:00Z
2021-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3916
202813304
url http://hdl.handle.net/10400.13/3916
identifier_str_mv 202813304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129943719804928