Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sandra Carolina Gouveia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2258
Resumo: O presente relatório, que surge no âmbito de obter o grau de mestre em Educação PréEscolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), fundamenta-se com as minhas práticas pedagógicas em ambos os níveis de ensino, bem como a teoria e as metodologias em que me baseei para as mesmas. A observação e a reflexão foram cruciais para conseguir desenvolver as minhas intervenções e os projetos de Investigação-Ação, formulando questões pertinentes, resultando na implementação de estratégias. A primeira prática ocorreu em contexto na EPE com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro. A questão formulada para a problemática do grupo foi Como promover situações de cooperação e de partilha, através do debate e negociação na sala dos piratas?. As estratégias utilizadas, perante esta questão, foram bem-sucedidas e, num momento final, os alunos demonstraram uma maior facilidade em partilhar, respeitando os colegas. Quanto às práticas realizadas no 1.º CEB, em primeiro lugar numa turma do 1.º ano e, por fim, a última prática realizou-se numa turma de 4.º ano. Sendo que pretendia que a minha intervenção fosse adequada às necessidades dos vários grupos, segui alguns pressupostos teóricos e metodológicos que me guiaram neste percurso, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade. É de referir que a última intervenção não desenvolvi esta metodologia pois centrou-se na exploração das didáticas. Quanto à questão pertinente para o grupo do 1.º A, Como promover competências de concentração nos alunos do 1.º A? e às metodologias adotadas, as estratégias implementadas resultaram num aumento de motivação dos alunos e, consequentemente, uma maior concentração nas tarefas realizadas. Tudo o que, aqui, se encontra explanado é o culminar do que considerei fulcral no meu percurso de formação e, ao mesmo tempo, para uma futura prática profissional.
id RCAP_fbdb8bf3655b55d6f34572b8ae73a90f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da LadeiraEscolaPrática pedagógicaInvestigação-açãoCooperaçãoMotivaçãoFormaçãoSchoolPedagogical practiceResearch-actionCooperationMotivationFormationEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, que surge no âmbito de obter o grau de mestre em Educação PréEscolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), fundamenta-se com as minhas práticas pedagógicas em ambos os níveis de ensino, bem como a teoria e as metodologias em que me baseei para as mesmas. A observação e a reflexão foram cruciais para conseguir desenvolver as minhas intervenções e os projetos de Investigação-Ação, formulando questões pertinentes, resultando na implementação de estratégias. A primeira prática ocorreu em contexto na EPE com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro. A questão formulada para a problemática do grupo foi Como promover situações de cooperação e de partilha, através do debate e negociação na sala dos piratas?. As estratégias utilizadas, perante esta questão, foram bem-sucedidas e, num momento final, os alunos demonstraram uma maior facilidade em partilhar, respeitando os colegas. Quanto às práticas realizadas no 1.º CEB, em primeiro lugar numa turma do 1.º ano e, por fim, a última prática realizou-se numa turma de 4.º ano. Sendo que pretendia que a minha intervenção fosse adequada às necessidades dos vários grupos, segui alguns pressupostos teóricos e metodológicos que me guiaram neste percurso, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade. É de referir que a última intervenção não desenvolvi esta metodologia pois centrou-se na exploração das didáticas. Quanto à questão pertinente para o grupo do 1.º A, Como promover competências de concentração nos alunos do 1.º A? e às metodologias adotadas, as estratégias implementadas resultaram num aumento de motivação dos alunos e, consequentemente, uma maior concentração nas tarefas realizadas. Tudo o que, aqui, se encontra explanado é o culminar do que considerei fulcral no meu percurso de formação e, ao mesmo tempo, para uma futura prática profissional.This report, which arises in the scope of obtaining the Master's Degree in Pre-School Education (EPE) and 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), is based on my pedagogical practices at both levels of education, as well as the theory and methodologies on which I have based them. Observation and reflection were crucial to being able to develop my interventions and Research-Action projects, asking pertinent questions, resulting in the implementation of strategies. The first practice occurred in context in EPE with a group of children aged three to four. The question raised for the group's problems was How to promote situations of cooperation and sharing, through debate and negotiation in the pirate room? The strategies used in this regard were successful and, in a final moment, the students showed a greater ease in sharing, respecting their colleagues. As for the practices carried out in the 1st CEB, first in a class of the 1st year, and lastly the last practice was held in a group of 4th year. Since I wanted my intervention to be appropriate to the needs of the various groups, I followed some theoretical and methodological assumptions that guided me along this path, with the aim of providing quality education. It should be noted that the last intervention did not develop this methodology because it focused on the exploration of didactics. Concerning the relevant question for the 1st A group, How to promote concentration skills in 1st A students? and to the methodologies adopted, the implemented strategies resulted in an increase in student motivation and, consequently, a greater concentration on the tasks performed. All that is explained here is the culmination of what I considered central in my training course and, at the same time, for a future professional practice.Brazão, PauloDigitUMaVieira, Sandra Carolina Gouveia2019-02-15T15:30:56Z2018-10-09T00:00:00Z2018-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2258202139255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:01.659805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
title Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
spellingShingle Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
Vieira, Sandra Carolina Gouveia
Escola
Prática pedagógica
Investigação-ação
Cooperação
Motivação
Formação
School
Pedagogical practice
Research-action
Cooperation
Motivation
Formation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
title_full Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
title_fullStr Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
title_full_unstemmed Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
title_sort Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira
author Vieira, Sandra Carolina Gouveia
author_facet Vieira, Sandra Carolina Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, Paulo
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sandra Carolina Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Prática pedagógica
Investigação-ação
Cooperação
Motivação
Formação
School
Pedagogical practice
Research-action
Cooperation
Motivation
Formation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Prática pedagógica
Investigação-ação
Cooperação
Motivação
Formação
School
Pedagogical practice
Research-action
Cooperation
Motivation
Formation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, que surge no âmbito de obter o grau de mestre em Educação PréEscolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), fundamenta-se com as minhas práticas pedagógicas em ambos os níveis de ensino, bem como a teoria e as metodologias em que me baseei para as mesmas. A observação e a reflexão foram cruciais para conseguir desenvolver as minhas intervenções e os projetos de Investigação-Ação, formulando questões pertinentes, resultando na implementação de estratégias. A primeira prática ocorreu em contexto na EPE com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro. A questão formulada para a problemática do grupo foi Como promover situações de cooperação e de partilha, através do debate e negociação na sala dos piratas?. As estratégias utilizadas, perante esta questão, foram bem-sucedidas e, num momento final, os alunos demonstraram uma maior facilidade em partilhar, respeitando os colegas. Quanto às práticas realizadas no 1.º CEB, em primeiro lugar numa turma do 1.º ano e, por fim, a última prática realizou-se numa turma de 4.º ano. Sendo que pretendia que a minha intervenção fosse adequada às necessidades dos vários grupos, segui alguns pressupostos teóricos e metodológicos que me guiaram neste percurso, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade. É de referir que a última intervenção não desenvolvi esta metodologia pois centrou-se na exploração das didáticas. Quanto à questão pertinente para o grupo do 1.º A, Como promover competências de concentração nos alunos do 1.º A? e às metodologias adotadas, as estratégias implementadas resultaram num aumento de motivação dos alunos e, consequentemente, uma maior concentração nas tarefas realizadas. Tudo o que, aqui, se encontra explanado é o culminar do que considerei fulcral no meu percurso de formação e, ao mesmo tempo, para uma futura prática profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T00:00:00Z
2018-10-09T00:00:00Z
2019-02-15T15:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2258
202139255
url http://hdl.handle.net/10400.13/2258
identifier_str_mv 202139255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920197099520